O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem

Autores

  • Thiago Reis da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Rommel Wladimir de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Hugo Henrique Oliveira Mesquita Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Carla Karla Monteiro Marques Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2749

Palavras-chave:

Objetos de Aprendizagem, Ensino/aprendizagem, Scorm.

Resumo

Este artigo apresenta as vantagens de se modelar um Objeto de Aprendizagem, utilizando o padrão Scorm, com baseem ferramentas centradas no processo de ensino/aprendizagem e fundamentadas em teorias pedagógicas consolidadas.Para isso, as ferramentas pedagógicas Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências, cujo desenvolvimentoé uma metodologia de planejamento para disciplinas, são pensadas como modelos para Objetos de Aprendizagem.Desse modo, a representação dessas ferramentas como Objetos de Aprendizagem possibilita o seu maior compartilhamentoe reuso.

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Biografia do Autor

Thiago Reis da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação - PPgSC Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rommel Wladimir de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação - PPgSC Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Hugo Henrique Oliveira Mesquita, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Carla Karla Monteiro Marques, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPgCC Universidade do Estado do Rio Grande doNorte - UERN.

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Silva, T. R. da, Lima, R. W. de, Mesquita, H. H. O., & Marques, C. K. M. (2014). O uso de ferramentas pedagógicas no desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. Revista De Informática Aplicada, 9(1). https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2749

Edição

Seção

Artigos Originais