Uso de jogos casuais em celulares por idosos: um estudo de usabilidade

Autores

  • Luana Giovani Noronha de Oliveira Santos PUC Minas.
  • Lucila Ishitani PUC Minas
  • Cristiane Neri Nobre PUC Minas.

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2746

Palavras-chave:

Jogos casuais, Dispositivos móveis, Usabilidade, Idosos.

Resumo

No mundo, a população de idosos tem aumentado expressivamente. Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografiae Estatística, em 2010, os idosos representavam 10,5% de toda a população brasileira, o correspondente a mais de20 milhões de pessoas. Com essa população de idosos, torna-se cada vez mais necessário oferecer opções de lazere aprendizagem contínua, voltados para eles. Este artigo apresenta um levantamento bibliográfico sobre heurísticasde usabilidade para avaliar jogos casuais e jogos para dispositivos móveis, no contexto de usuários idosos. Tambémapresenta o resultado de uma avaliação de usabilidade de jogos casuais em smartphones, realizada com idosos de 60a 82 anos. Cada idoso que participou do teste utilizou cinco jogos casuais, instalados em um smartphone, e então respondeua questionários. O conteúdo dos questionários teve base no conjunto de heurísticas obtido por meio da análisee organização das diretrizes existentes na literatura, acrescido de outras diretrizes propostas pelos autores. O objetivodo estudo foi avaliar se o conjunto de heurísticas usado é válido para verificar a usabilidade de jogos casuais em dispositivosmóveis, com foco em idosos. Os resultados apontam a necessidade de ajustes na interface de jogos casuaisem dispositivos móveis, para serem utilizados por idosos bem, como a necessidade de explorar mais esse assunto.

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Biografia do Autor

Luana Giovani Noronha de Oliveira Santos, PUC Minas.

Mestrado em Informática - ICEI - PUC Minas.

Lucila Ishitani, PUC Minas

Mestrado em Informática - ICEI - PUC Minas

Cristiane Neri Nobre, PUC Minas.

Mestrado em Informática - ICEI - PUC Minas.

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Publicado

2014-05-13

Como Citar

Santos, L. G. N. de O., Ishitani, L., & Nobre, C. N. (2014). Uso de jogos casuais em celulares por idosos: um estudo de usabilidade. Revista De Informática Aplicada, 9(1). https://doi.org/10.13037/ria.vol9n1.2746

Edição

Seção

Artigos Originais