Didática e Concepção de dispositivos informáticos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol3n1.270Palavras-chave:
moldagem de conhecimento, tutoriais, micromundos e "Cabri-Gèométre"Resumo
Este artigo descreve a didática e concepção dos dispositivos de informática aplicados à Educação, visando a discutir a moldagem dos conhecimentos, de modo a apresentar a ferramenta "Cabri-Gèométre" e implementações com micromundos e tutoriais.Downloads
Referências
AG ALMOULOUD, Saddo & GIORGIUTTI, Italo. “Defi: Outil didactique et d’aide à la recherche en EIAO”. Recherches en didactique des mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, vol. 14/1.2, p. 139-164, 1994.
ARSAC, Gilbert et al. La transposition didactique en mathématiques, en physique, en biologie. Irem de Lyon, Lirdis, 1989.
BALACHEF, Nicolas. “Didactique et inteligence artificiel”. Recherches en didactique des mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage, vol. 14/1.2, p. 9-42, 1994.
______. “La transposition informatique”. Note sur un nouveau probleme pour la didactique. Vingt ans de didactique des mathématiques en France. RDM, La Pensée Sauvage Editions, 1994b.
CHEVALLARD, Yves & JOSHUA, Marie-Albert. “Un exemple de la transposition didactique: la notion de distance”. RDM Grenoble: La Pensée Sauvage, vol. 3, n, 1, s/p, 1982.
______. La transposition didactique. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.
GRAS, Régis & AG ALMOULOUD, Saddo. “Le temps, analyseur de comportements d’élèves dans l’environnement Defi”. Recherches en didactique des mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage – Editions, vol. 14/1.2, p. 251-274, 1994.
LABORDE, Colette & CAPPONI, Bernard. “CabriGéomètre constituant d’um milieu pour l’apprentissage de la notion de figure géomètrique”. Recherche en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage – Editions, vol. 14, n. 1.2, p. 165-210, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Saddo Ag Almouloud

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.