Emulação de Realidade Aumentada em Jogo Educacional Emulation of Augmented Reality Game in Education
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol7n2.1668Palavras-chave:
realidade aumentada, síndrome de down, educação especialResumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de um jogo educacional adaptado a um emulador de Realidade Aumentada (RA) com crianças portadoras de Síndrome de Down (SD). O estudo busca confirmar se é viável e se há possibilidade de auxílio no desenvolvimento de crianças portadoras de SD com esse tipo de instrumento. A pesquisa apresenta resultados obtidos em uma escola particular, com casos de inclusão em algumas turmas, e correlaciona esses resultados com o que é preciso e indicado pela literatura sobre o assunto. A pesquisa de campo foi realizada através de apresentação do jogo com o emulador para professores que já tenham trabalhado com crianças deficientes e, a partir disso, houve aplicação de um questionário sobre a utilização do jogo para o público-alvo. Os resultados da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo são apresentados de forma dissertativa e sugerem que existe proximidade entre o estudo teórico e a prática analisada e que a possibilidade de utilizar RA com crianças portadoras de SD é bem-vinda pelos educadores.Downloads
Referências
AMARAL, A.; RIBAS H. A.; ROBERTO, R. L.; TEIXEIRA E. C. A Inclusão Digital de Portadores de Síndrome de Down através de jogos educacionais.
AZUMA, R. A Surey of Augemented Reality. Hughes Research Laboratories. California, ago. 1997. Disponível em: http://www.cs.unc.edu/~azuma/ARpresence.pdf Acesso em: 23 jun. 2011.
AZUMA, R. et al. Recent Advances in Augmented Reality. IEEE Computer Graphics and Applications. Estados Unidos: IEEE Computed Society, v. 21, n. 6, p. 34-47, nov./dez. 2001.
BATTAIOLA, A. A.; ELIAS, N. C.; DOMINGUES R. G.; ASSAF, R. ; RAMALHO, G. L. Desenvolvimento de um software educacional com base em conceitos de jogos de computador. Disponível em: http://ceiesbc.tempsite.ws/pub/index.php/sbie/article/view/189/0. Acesso em: 23 jun. 2010.
BERTOLDI, S. Avaliação de software educacional: impressões e reflexões. Florianópolis, 1999.
BLOCK, M.E. Motor development in children with Down Syndrome: a review of the literature. Adapted Physical Actvity Quaterly, v. 8, p. 179-209, 1991.
DEMETRIO, A. Realidade Aumentada permite a união entre virtual e real. Jornal Folha do Estado de São Paulo, 2009. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u616397.shtml. Acesso em: 30 jul. 2011.
FERNANDES, L. S.; BENITTI, F. B.; RAABE, A. L. A.; SCHLINDWEIN, L. M. Diretrizes para interfaces de software educacional. Disponível em: http://www.ime.uerj.br/~raquel/wied/ihc2004/LFernandesEtAl.pdf. Acesso em: 19 jun. 2010.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.
GIMENEZ, Roberto. Atividade Motora para indivíduos portadores da Síndrome de Down. Revista Digital. Buenos Aires, 2007. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd113/atividade-motora-sindrome-de-down.htm. Acesso em: 25 jun. 2010.
GONZALEZ, J.A.T. Educação e Diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Aumentada e Virtual: Conceitos, Projetos e Aplicações. Porto Alegre: SBC, 2007.
KIRNER, C.; TORI, R. Introdução à realidade Virtual, Realidade Misturada e Hiper-Realidade. In: Realidade Virtual: Conceitos, Tecnologia e Tendências. São Paulo: Editora SENAC, 2004. p. 3-20.
KIRNER, C.; ZORZAL, E. Aplicações Educacionais em Ambientes Colaborativos de Realidade Aumentada. 2005. 11f. Artigo (Pós Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Metodista de Piracicaba, São Paulo.
LUCENA, M. A.. A gente é uma pesquisa: desenvolvimento cooperativo da escrita apoiado pelo computador. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/fev2003/artigos/adriano_software.pdf. Acesso em: 15 jun. 2010.
LUIZ, F. M. R.; BORTOLI, M. F.; NASCIMENTO, L. C. A inclusão da criança com Síndrome de Down na rede regular de ensino. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/7845/a-inclusao-da-crianca-com-sindrome-de-down-na-rede-regular-de-ensino. Acesso em: 24 jun. 2010.
MARCONI, M. A. de; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliografia, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. 7. reimpr. São Paulo: Atlas, 2006.
MENDONÇA, P. Software Educativo. Disponível em: http://sweducativo.blogspot.com/2007/10/o-que-software-educativo.html. Acesso em 14 ago. 2011.
MILGRAM, P. et. Al. Augmentd Reality: a class of display on the reality-virtualy continuum. Telemanipulator and Telepresence Technologies, 1994. Disponível em: http://vered.rose.utoronto.ca/publication/1994/Milgram_Takemura_SPIE1994.pdf. Acesso: em: 20 out. 2011.
MOREIRA et al. Modelo para Emulação de Realidade Aumentada em Jogos Educacionais. São Caetano o Sul: Ed. USCS, 2009.
PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
PIVETTA, E. M. Aplicação do software Hot Potatoes como ferramenta de apoio ao ensino/aprendizagem para pessoas com Síndrome de Down. Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá, 2009.
SILVA, C. M. T. da. Avaliação de software educacional. Revista Conecta, n. 4, fev. 2002.
RIEDER, R; ZANELATTO, E.; BRANCHER, J. Observação e análise da aplicação de jogos educacionais bidimensionais em um ambiente aberto. INFOCOMP: Journal of Computer Science, v 4, n. 2, 2005.
RODINI, E. S. O. Síndrome de Down: características e etiologia. São Paulo, sem ano. Disponível em: http://www.cerebromente.org.br/n04/doenca/down/down.htm. Acesso em: 25 jun. 2010.
SCHWARTZMAN, J. S. Síndrome de Down. Disponível em: http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=S%EDndrome+de+Down. Acesso em: 24 jun. 2010.
SILVA, N.; DESSEN, M. A. Crianças com e sem síndrome de Down: valores e crenças de pais e professores. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382007000300009&script=sci_arttext&tlng=em. Acesso em: 24 jun. 2010.
SUTHAUL, T. et al. A Concept Work for Augmented Reality Visualisation Based on a Medical Application in liver Surgery. In: ISPRS Commission V Symposium Berlin, 2002, Alemanha. Disponível em: http://srv-43-200.bv.tu-berlin.de/publications/pdf/suthau02_augmented.pdf. Acesso em: 13 ago. 2011.
TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade./ Sanmya Feitosa Tajra. 3. ed. rev. atual e ampl. São Paulo: Érica, 2001.
TORI, R.; KIRNER, C.; SISCOUTO, R. Fundamentos e Tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. Disponível em: http://romerotori.org/Sumario-Livro-RV2006.pdf. Acesso em: 10 maio 2010.
WERNECK, L. Realidade Aumentada, uma nova forma de ver o mundo. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/familia/index.php?option=com_k2&view=item&id=148:realidadeaumentada&Itemid=17. Acesso em: 13 jul. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Caroline Faria da Silva, Giovanna D’Urbano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.