Reflexões Teóricas Sobre o Comportamento Infocomunicacional de Utilizadores das Redes Sociais na Internet Theoretical Reflections of Users’ Info-communicational Behaviors on Social Networks in Internet
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol7n2.1667Palavras-chave:
comportamento informacional, literacia informacional, traços de personalidade, redes sociais na Internet.Resumo
As Redes Sociais na Internet (RSI) têm-se destacado como espaço infocomunicacional, confirmando as mudanças sociais potencializadas pelas redes telemáticas e pelo acesso móvel a conteúdos, conforme indicado pelos principais teóricos da contemporaneidade. Nos estudos de utilizadores em Ciência da Informação (CI), no contexto da Web 2.0, é necessária uma abordagem cognitiva e social. Deste modo, a proposta deste artigo é explorar as premissas teóricas da tríade Literacia Informacional (LI), Avaliação de Potencial e Perfil (APP) e RSI. Também é foco do artigo refletir sobre as RSI em relação à Convergência nos Media, tendo por base os conceitos de Jenkins sobre a Cultura de Convergência nos Media para contribuir para futuras pesquisas da influência de traços de personalidade no comportamento informacional de utilizadores das RSI. A metodologia concentrou-se num estudo exploratório e de revisão da literatura. A partir dos paradigmas tecnológicos de Castells, pós-custodial e das abordagens emergentes da Cognição Situada e do Construcionismo Social, foi possível identificar trabalhos relacionados com a temática e realizar uma proposta de convergência entre os estudos em desenvolvimento.Trata-se de um estudo exploratório, portanto, de carácter teórico, que agrega alguns dados sobre o acesso à Internet no Brasil e em Portugal. No contexto das RSI, surgem as primeiras questões de pesquisa: as 20 dimensões da APP relacionam-se com as competências informacionais? Os resultados fornecidos por esta pesquisa teórica servirão de apoio para a construção de um projecto de pesquisa doutoral na área de CI.
Downloads
Referências
ARCHER, N.P.; GHASEMZADEH, F. A Decision Support System for Project Portfolio Selection, International Journal of Technology Management, v. 16, n. 1-3, p. 105-114, 1998.
ARCHER, N.P.; GHASEMZADEH, F. An Integrated Framework for Project Portfolio Selection, International Journal of Project Management, v. 17, n. 4, p. 207-216, 1999.
AUBRY, M.; MULLER, R.; HOBBS, B.; BLOMQUIST, T. Project Management Offices in Transition, International Journal of Project Management, v. 28, p. 766-778, 2010.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E. J. Portfolio Management for New Products. 2nd Ed., NY: Perseus Publishing, 2001.
COOPER, R. G.; EDGETT, S. J.; KLEINSCHMIDT, E.J. New Product Portfolio Management: Practices and Performance, The Journal of Product Innovation Management, v. 16, n. 4, 1999, p. 333-351.
ENGLUND, R. L., & GRAHAM, R. J. From Experience: Linking projects to strategy, The Journal of Product Innovation Management, n. 16, 1999.
ENGLUND, R. L., & GRAHAM, R. J.; DINSMORE, PAUL C. Creating The Project Office: A Manager’S Guide To Leading. San Francisco: Jossey-Bass, 2003.
FORZA, C. Survey Research in Operations Management: a process based perspective, International Journal of Operations Management, v. 22, n. 2, 2002, p. 152-194.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
HREBINIAK, L.G. Obstacles to effective strategy implementation. Organizational Dynamics, v. 35, n. 1, p. 12-31, 2006.
KAPLAN, J. Strategic IT Portfolio Management: Governing Enterprise Transformation. USA: PRTM, 2005.
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. The strategy-focused organization: how balanced scoredcard companies thrive in the new business environment. Harvard Business School Press, Boston Massachusetts, 2000.
LEVATEC, C. J. The Program Management Office: Establishing, Managing and Growing the value of a PMO. USA: J. Ross Publishing, 2006.
MAIZLISH, B.; HANDLER, R. IT Portfolio Management step by step: Unlocking the business value of technology. Hoboken: John Wiley & Sons, 2005.
MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia. Pesquisa de Qualidade no Setor de Software Brasileiro. Brasília: MCT, 2009.
MESKENDAHL, S. The influence of business strategy on project portfolio management and its success: A conceptual framework, International Journal of Project Management, v. 28, n. 8, p. 807-817, 2010.
MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2008.
PMI – Project Management Institute. The Standard for Portfólio Management. 4. ed. Four Campus Boulevard: Project Management Institute, 2006.
PMI – Project Management Institute. A Guide to The Project Management Body of Knowledge (PMBOK), Quarta edição. Four Campus Boulevard: Project Management Institute, 2008.
REYCK, B. D.; GRUSHKA-COCAYNE, Y.; LOCKETT, M.; CALDERINI, R. S.; MOURA M.; SLOPER, A. The impact of project portfolio management on information technology projects. International Journal of Project Management, p. 524-537, 2005.
SALADIS, F. P. Portfolio Management for IT Projects, All PM Today, n. 58, 2003.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Disponível em: . Acesso em: 03 dez. 2009.
YUMING, Z.; QUAN, P.; GUO, P. (2007), Research on the Application of Project Portfolio Management (PPM), Program Management (PM) and Project Management in Enterprise Strategic Management. IEEE Computer Society, IN: Wireless Communications, Networking and Mobile Computing, 2007. WiCom 2007. Proceedings. International Conference on p. 5266-5269.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Leandro Libério da Silva, Armando Malheiro da Silva, Fernando Hadad Zaidan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.