Laboratórios de Computação Avançada no Ensino Superior: Um Projeto com Enfoque Construcionista
DOI:
https://doi.org/10.13037/ria.vol7n1.1485Palavras-chave:
computação, laboratório de ensino, programação de computadores.Resumo
Esta comunicação pretende apresentar a iniciativa de construção de um Laboratório de Computação Científica, cuja finalidade é oferecer os meios necessários para que projetos de engenharia envolvendo modelagem matemática e simulações complexas sejam desenvolvidos em um ambiente acadêmico. Além dos aspectos tecnológicos, são também discutidas as dimensões discente e docente, e como estes atores envolver-se-ão nos estudos dos modelos numéricos e suas transcrições para códigos de programação de computadores. Considera-se ainda a utilização da tecnologia durante a formação de pessoal especializado é uma realidade e que isso requer transformações didáticas, disponibilidade dos equipamentos e empenho dos alunos e professores para o uso adequado desse novo meio.
Downloads
Referências
DOU 2009-A. Diário Oficial da União – Portaria nº 119 AEB, de 10 de julho de 2009.
DOU 2009-B. Diário Oficial da União – Portaria nº 120 AEB, de 10 de julho de 2009.
LEMOS, A. Cibercultura. Alguns Pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf. Acesso em: maio 2007.
MARQUES, M. O. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Rio Grande do Sul: Unijuí, 1999.
MARTÍNEZ RODRÍGUEZ, Miguel Ángel. Enfoque sociocultural en el estudio del desarrollo y la educación. Escuela Nacional de Estudios Profesionales, Campus Iztacala. Universidad Nacional Autónoma de México. La Revista Electrónica de Investigación Educativa. UABC. México, 1999.
NYSE, N. S. Control Systems Engineering, Wiley, 2003.
POZO, Juan Ignacio. Teorías cognitivas del aprendizaje. 3. ed. Morata. Madrid, 1994.
SUTTON, G.P.; BIBLARZ. Rocket Propulsion Elements. John Wiley & Sons, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Reinaldo Burian, Annibal Hetem Jr, CESAR AUGUSTO CARDOSO CAETANO, JOSE MIRAGLIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam trabalhos na RIA estão de acordo com os seguintes termos:
- Autores mantêm seus direitos autorais e concedem à RIA o direito à primeira publicação. Admite-se o compartilhamento do referido trabalho, desde que seja reconhecida sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem fechar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado na RIA, com reconhecimento de sua autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores podem publicar e distribuir seu trabalho online, antes ou durante o processo editorial.