Laboratórios de Computação Avançada no Ensino Superior: Um Projeto com Enfoque Construcionista

Autores

  • Reinaldo Burian FIAP
  • Annibal Hetem Jr UFABC
  • CESAR AUGUSTO CARDOSO CAETANO FIAP
  • JOSE MIRAGLIA FIAP

DOI:

https://doi.org/10.13037/ria.vol7n1.1485

Palavras-chave:

computação, laboratório de ensino, programação de computadores.

Resumo

Esta comunicação pretende apresentar a iniciativa de construção de um Laboratório de Computação Científica, cuja finalidade é oferecer os meios necessários para que projetos de engenharia envolvendo modelagem matemática e simulações complexas sejam desenvolvidos em um ambiente acadêmico. Além dos aspectos tecnológicos, são também discutidas as dimensões discente e docente, e como estes atores envolver-se-ão nos estudos dos modelos numéricos e suas transcrições para códigos de programação de computadores. Considera-se ainda a utilização da tecnologia durante a formação de pessoal especializado é uma realidade e que isso requer transformações didáticas, disponibilidade dos equipamentos e empenho dos alunos e professores para o uso adequado desse novo meio.

Downloads

Referências

DOU 2009-A. Diário Oficial da União – Portaria nº 119 AEB, de 10 de julho de 2009.

DOU 2009-B. Diário Oficial da União – Portaria nº 120 AEB, de 10 de julho de 2009.

LEMOS, A. Cibercultura. Alguns Pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; CUNHA, Paulo (Orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003. Disponível em: http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/andrelemos/cibercultura.pdf. Acesso em: maio 2007.

MARQUES, M. O. A escola no computador: linguagens rearticuladas, educação outra. Rio Grande do Sul: Unijuí, 1999.

MARTÍNEZ RODRÍGUEZ, Miguel Ángel. Enfoque sociocultural en el estudio del desarrollo y la educación. Escuela Nacional de Estudios Profesionales, Campus Iztacala. Universidad Nacional Autónoma de México. La Revista Electrónica de Investigación Educativa. UABC. México, 1999.

NYSE, N. S. Control Systems Engineering, Wiley, 2003.

POZO, Juan Ignacio. Teorías cognitivas del aprendizaje. 3. ed. Morata. Madrid, 1994.

SUTTON, G.P.; BIBLARZ. Rocket Propulsion Elements. John Wiley & Sons, 2001.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Burian, R., Hetem Jr, A., CAETANO, C. A. C., & MIRAGLIA, J. (2012). Laboratórios de Computação Avançada no Ensino Superior: Um Projeto com Enfoque Construcionista. Revista De Informática Aplicada, 7(1). https://doi.org/10.13037/ria.vol7n1.1485

Edição

Seção

Artigos Originais