(Re)significando o espaço como capital: contribuições de estudo junto à Rua Santa Juliana, Sete Lagoas, MG

Autores

  • Anderson De Souza Sant'Anna Fundação Dom Cabral image/svg+xml Autor
  • Daniela Martins Diniz , Autor
  • FÁTIMA BAYMA DE OLIVEIRA Fundação Getulio Vargas image/svg+xml Autor

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.4079

Resumo

Tomando como referência abordagens de Bourdieu (2010) e Jacobs (2011), este artigo visa a investigar de que forma diferentes agentes sociais - empreendedores locais, especialmente - se articulam e mobilizam distintos capitais (econômicos, sociais, culturais, simbólicos e espaciais) tendo em vista a produção de dinâmicas socioespaciais de diversidade e vitalidade. Para tal, foi conduzida pesquisa inspirada na TFD, em inglês Grounded Theory, envolvendo 41 entrevistas junto a atores inseridos na dinâmica de importante rua da periferia da cidade Sete Lagoas, MG. Como resultado da pesquisa empírica, verificou-se que os agentes sociais mobilizam o capital espacial como instrumento de diferenciação, além dos capitais econômico, social, cultural e simbólico já considerados em pesquisas anteriores (BOURDIEU, 2010). Outro achado deste estudo é que os sujeitos personificados nos diferentes tipos de empreendedores identificados - tradicionais, modernos e bricoleurs - não atuam em um vácuo socioespacial, nem são independentes uns dos outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson De Souza Sant'Anna, Fundação Dom Cabral
    Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral, Belo Horizonte (MG), Brasil.
  • FÁTIMA BAYMA DE OLIVEIRA, Fundação Getulio Vargas

    Professora titular na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-06-05

Como Citar

(Re)significando o espaço como capital: contribuições de estudo junto à Rua Santa Juliana, Sete Lagoas, MG. (2017). Gestão & Regionalidade, 33(98). https://doi.org/10.13037/gr.vol33n98.4079