O Consumidor de Café Expresso em Minas Gerais: Diferenças, Hábitos e Preferências
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1622Resumo
Considerando-se a relevância de se compreender os impactos de agregar valor a uma commodity, além da importância do café para a economia brasileira, esse artigo objetiva entender os motivos que influenciam a escolha dos consumidores de café expresso em importantes centros urbanos de Minas Gerais. Para tanto, empreendeu-se uma comparação de quatro regiões mineiras com a capital do estado. As variáveis escolhidas para o estudo foram: gênero, faixa etária, renda, ocupação, escolaridade, prática esportiva e hábito de consumo. A metodologia foi descritiva exploratória, com análise quantitativa por meio do modelo Logit, sendo este capaz de interpretar variáveis de resposta qualitativa. Os consumidores foram entrevistados em varejos de rua e em shoppings centers. Os resultados sugerem que os principais determinantes do consumo de café expresso em Minas Gerais são: (a) as preferências ou hábitos; (b) localização geográfica; (c) renda; (d) gênero; e (e) escolaridade - com destaque para as duas primeiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2012 Danilo de Oliveira Sampaio, Alexandre Bragança Coelho, Marlusa Gosling, André Francisco Alcântara Fagundes, Caissa Veloso e Sousa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














