A SUSTENTABILIDADE E A TRANSPARÊNCIA INFLUENCIAM TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIDOR BRASILEIRO?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6019

Resumo

A literatura aponta que a divulgação dos dados contábeis é essencial para a tomada de decisões de investimento. No entanto, cada indivíduo processa de forma distinta a informação financeira para tomar decisões (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 1999). Argumenta-se que é racional investir em empresas sustentáveis e transparentes dado que elas tendem a apresentar melhor performance (BODHANWALA; BODHANWALA, 2018). Considerando este panorama teórico, este estudo buscou investigar os possíveis efeitos que a sustentabilidade e a transparência podem ter sobre a tomada de decisão dos investidores que investem em ações. Para isto, foi desenvolvido um experimento por meio de uma pesquisa de opinião aplicada a estudantes universitários. O método de análise envolveu análise bivariada e regressão múltipla cross-section. Constatou-se que a sustentabilidade e a transparência não influenciaram a tomada de decisão de investimento. No entanto, percebeu-se uma relação entre o volume de recursos investido e a idade do investidor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dannie Delanoy Carr Quirós, Universidade Federal de Uberlândia
    Bacharel em Administração de Emrpesas pelo Tecnológico de Costa Rica (2016). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2019).
  • Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia

    Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Professora Adjunta na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Finanças. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Áreas de interesse: governança corporativa, finanças comportamentais, análise de investimentos, planejamento financeiro.

  • André Francisco Alcântara Fagundes, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU. Coordenador do MBA em Gestão Empresarial da FAGEN/UFU. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche no Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em Portugal - bolsista CAPES. Mestre em Administração pela UFU, MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de entretenimento, marketing de tecnologia, marketing verde, estratégia empresarial e pesquisa de mercado.
  • Cláudia Olímpia Neves Mamede Maestri, Universidade Federal de Uberlândia Institucional: Universidade Federal de Uberlândia, Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 | Santa Mônica | 38400-902 | Uberlândia/MG | Brasil Departamento: Finanças
    Doutorado em curso em Ciências Contábeis E-mail: claudiamamede@yahoo.com.br Doutoranda em Contabilidade Financeira pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (2018 a 2021). Mestra em Gestão Financeira e Controladoria pela Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (2016). Especialista em Gestão Financeira e Controladoria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (2012). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). No ambiente corporativo eu trabalhei como analista financeiro e no ambiente acadêmico ministrei aulas na linha de finanças para a Universidade Federal de Uberlândia e para a Faculdade do Trabalho.

Downloads

Publicado

2020-09-29

Como Citar

A SUSTENTABILIDADE E A TRANSPARÊNCIA INFLUENCIAM TOMADA DE DECISÃO DO INVESTIDOR BRASILEIRO?. (2020). Gestão & Regionalidade, 36(109). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n109.6019