Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os autores deverão ler atentamente as diretrizes de submissão a seguir, evitando rejeições por falta de cumprimento delas.

O arquivo em Word deve conter o texto integral, sem identificação do(s) autor(es), sendo permitido o máximo de 5 (cinco) co-autores. Deve ter entre 5.000 e 8000 palavras. O texto deve ter letra tamanho 12 e tipo Times New Roman, espaço simples e 2,5 centímetros de margens. O título deve ser em português e em inglês e após o mesmo, deve ser apresentado um resumo em português e outro em inglês, não devendo cada um ultrapassar 150 palavras. Devem ser apresentadas no mínimo três palavras-chave, também em português e em inglês. As citações e referências bibliográficas devem obedecer à norma APA - American Psychological Association , a partir do mês de dezembro de 2022.

OBS.: Os artigos submetidos até novembro de 2022 devem obedecer à norma ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Os artigos podem ser enviados em português, inglês ou espanhol. Excepcionalmente, a critério do editor, serão aceitos artigos em outras línguas. Serão aceitos até cinco autores (5) por artigo. Os autores que submeterem o artigo na língua inglesa, deverão tamb'ém, anexar uma cópia em português.

Template

O artigo deve ser feito no modelo do "template" abaixo, não podendo ser alterada a formatação do modelo.

https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/libraryFiles/downloadPublic/126

Abaixo está a Folha Rosto Completa, que deverá ser preenchida, assinada e submetida junto com o arquivo do artigo para atender disposições da Ciência Aberta com a taxonomia de contribuição de cada autor (CRediT), Ética em Pesquisas e Inteligência Artificial.

https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/libraryFiles/downloadPublic/125

Para garantir a avaliação às cegas, o autor deverá limpar as ropriedades do artigo, conforme segue:

1) Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo> Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo>Informações> Verificar se há problemas>Inspecionar documento>Inspecionar>Propriedades do Documento e Informações Pessoais>Remover tudo. Após removido, fechar a janela pop-up e salvar.

2) O artigo deverá ser salvo com seu título, sem conter o nome dos autores.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • Os autores se comprometem, caso o artigo seja aprovado, a converter o texto para o idioma inglês, sendo os custos da tradução responsabilidade dos autores. Será solicitado o envio de documento comprovando que o trabalho de tradução foi realizado por profissional habilitado para realizar a tarefa.
  • Declaro que o trabalho é inédito, ou seja, não foi submetido nem publicado em outro periódico nacional ou internacional.
  • O preenchimento de todos os campos do Metadados é obrigatório para todos os Autores, conforme abaixo:

    1 - É obrigatório informar a afiliação institucional: Universidade (nome), Departamento/Unidade (ex: programa de mestrado área X ), Setor/Área (ex: Instituto de Pesquisa X, etc) e sua localização geográfica (Cidade, Estado e País). Os autores que não tiverem afiliação institucional deverão informar que são autônomos ou vinculados em algum instituto de pesquisa, órgão ou empresa privada, etc. , e devem identificar a localização geográfica (Cidade, Estado e Pais);

    2 - É obrigatório o preenchimento do número do "ORCID" de todos os autores: (https://orcid.org/0000-0000-0000-0000);

    3 - Os autores devem preencher a sua titulação, mencionando o tipo de curso, área, instituição e localização geográfica.

  • Declaração sobre o uso de Inteligência Artificial generativa na redação científica para a G&R Todos os autores devem informar, no momento da submissão de seus artigos, se utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial generativa durante o processo de redação. Essa exigência se aplica exclusivamente à etapa de escrita do texto, e não ao uso de IA para análise de dados ou extração de insights no desenvolvimento da pesquisa. O uso de ferramentas de IA generativa (como assistentes de texto baseados em linguagem) deve se restringir à melhora da clareza, coesão e qualidade linguística do manuscrito. Sempre que essas tecnologias forem utilizadas, é indispensável que haja supervisão dos próprios autores: os autores devem revisar e editar cuidadosamente os conteúdos gerados, uma vez que a IA pode produzir textos que parecem confiáveis, mas contêm erros, omissões ou vieses. A responsabilidade final pelo conteúdo do trabalho é inteiramente dos autores. Ferramentas de IA ou similares não podem ser citadas ou creditadas como autoras ou coautoras do artigo. A autoria implica responsabilidades e competências que apenas seres humanos podem assumir. A utilização de IA generativa na redação deve ser declarada com transparência. Para isso, os autores devem incluir, ao final do manuscrito e no momento da submissão, uma seção específica antes da lista de referências. Essa seção será mantida na versão publicada do artigo. Segue modelo sugerido: Título da seção: Declaração sobre o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação. Texto da declaração: Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) utilizou(aram) [NOME DA FERRAMENTA / SERVIÇO] com a finalidade de [FINALIDADE]. Após a utilização, o conteúdo foi revisado e editado pelos próprios autores, que assumem total responsabilidade por todas as informações apresentadas no artigo publicado. Não é necessário declarar o uso de ferramentas básicas, como corretores ortográficos, gramaticais ou verificadores de referências. Se nenhum recurso de IA generativa foi utilizado, nenhuma declaração precisa ser incluída.

Artigos

Os artigos devem seguir os padrões e critérios estabelecidos nas normas para publicação de artigos.

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