TARIFAS BANCÁRIAS NO BRASIL: Análise comparativa das quatro maiores instituições financeiras

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259285

Palabras clave:

comisiones bancarias, modelo de negocio, modelo de ingresos, ingresos bancarios, paquete de servicios bancarios

Resumen

Se realizó una investigación para identificar y analizar las diferencias entre las tarifas por servicios relacionados con las cuentas corrientes de las personas cobradas por los cuatro mayores bancos brasileños que cotizan en bolsa en 2019. La investigación documental, descriptiva/exploratoria identificó que la evolución positiva de las ganancias bancarias en Brasil es notoria, incluso en coyunturas económicas recesivas o bajo crecimiento. Los balances analizados muestran que los ingresos por comisiones por la prestación de servicios juegan un papel importante en este resultado. También se identificó que las tarifas tienen gran importancia en la estructura de gastos de las familias brasileñas, pero tienen poca visibilidad y son difíciles de comparar por los usuarios del servicio. Además, el análisis comparativo de los diversos paquetes arancelarios y tarifas específicas llevó a la conclusión de que las diferencias entre los bancos son relativamente pequeñas, teniendo en cuenta el gran alcance de los servicios y el hecho de que el sector debe caracterizarse por prácticas competitivas

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Biografía del autor/a

  • WLADIMIR CRUZ MACEDO JR., , , Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Caetano do Sul - SP _ Brasil

    Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul,  São Caetano - SP - Brasil .Defesa realizada em 29/04/2020 com título: TARIFAS BANCÁRIAS NO BRASIL:Análise Comparativa das Quatro Maiores Instituições Financeiras Especialista em Mercados Financeiros pelo Mackenzie (2013). Possui graduação em Gestão Comercial pela Universidade Nove de Julho (2008). Atualmente é professor em curso preparatório para certificações no mercado financeiro na escola de ensino a distância, Mundo Financeiro. Tem experiência na área comercial em instituições financeiras.

  • SERGIO FELICIANO CRISPIM, , , Universidade Municipal de São Caetano do Sul - SP - Brasil

    Livre Docente em Marketing pela USP-Universidade de São Paulo. Pós Doutorado (2008), Doutor (1994) e Mestre (1986) em Administração pela FEA-USP. Possui graduação em Administração de Empresas pela FEA-USP (1979) e graduação em Economia pela FEA-USP (1979). Prêmio Gastão Vidigal como "melhor aluno do curso de Economia da FEA-USP no quadriênio 1976-79". Atualmente é professor associado, ms-5, turno completo, da EACH-USP, suplente do coordenador do curso de Marketing da EACH-USP e professor do programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Estratégica e Marketing Estratégico, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de negócio, estratégia, competitividade, marketing estratégico, varejo e índices de preços.

  • AGNALDO ANTONIO DOS SANTOS, , , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil

    Professor Adjunto do curso de Administração do campus Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Administração com ênfase em Gestão Organizacional (Administração) pela Universidade São Caetano do Sul (USCS), Mestre em Administração com ênfase em Gestão Internacional (Administração) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Pós-Graduado em Ciência de Dados pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor Universitário de cursos de Administração de Empresas e de Tecnologia da Informação. Está cursando Bacharel em Estatística pela FMU (2024-2027). Possui graduação em Administração de Empresas pela ESPM (2008), graduação em Filosofia pela UNIFAI (1992) e Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Radial (1989). Revisor Técnico da Revista Acadêmica Internext da ESPM e Revista de Inteligência Competitiva, Vice Coordenador do Grupo de Excelência em Inteligência Competitiva (GEIC), Especialista e Membro do Grupo de Excelência em Governança Corporativa (GEGC) do Conselho Regional de Administração São Paulo (CRA-SP), Autor do Livro "O depois de amanhã dos negócios: transformação digital para administradores" e do capítulo Diversificação Corporativa e Diversificação de Negócios como Estratégias para a Gestão Empresarial do livro Tópicos de Gestão Empresarial Vol. II

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Publicado

2025-12-02

Cómo citar

TARIFAS BANCÁRIAS NO BRASIL: Análise comparativa das quatro maiores instituições financeiras. (2025). Gestão & Regionalidade, 41, e20259285. https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259285