CLUSTER BRANDING: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS

Autores/as

  • Ana Cláudia Azevedo Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP Autor/a
  • Willerson Lucas de Campos Silva Universidade de São Paulo, Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Produção POLI/USP Autor/a
  • Cristina Espinheira Costa Pereira Universidade Paulista, Programa de Mestrado em Administração Autor/a
  • João Maurício Gama Boaventura Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Administração. Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4859

Resumen

O objetivo deste estudo foi investigar como o cluster branding é gerenciado e percebido pelos atores envolvidos no cluster. Operacionalmente realizou-se um estudo de caso instrumental em uma região do cluster vitivinícola da Serra Gaúcha, denominada Vale dos Vinhedos. A coleta de dados foi realizada por entrevistas semiestruturadas e análise documental. Os resultados demonstram que há o desenvolvimento de atividades ligadas à construção do brand fortemente vinculadas às características da região; a entidade Aprovale é a responsável por estratégias para alcançar e gerir o cluster branding; os atores do cluster percebem positivamente a existência do brand e seus benefícios, tais como, a união sob um propósito comum e uma identidade partilhada pelas empresas locais. A contribuição deste estudo consiste em uma discussão integrando áreas de investigação complementares, quais sejam, as literaturas sobre aglomerações produtivas e marketing de lugar, direcionando pesquisas futuras que se desenvolvam na perspectiva do desenvolvimento regional.

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Biografía del autor/a

  • Ana Cláudia Azevedo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA/USP
    Doutoranda em Administração pela FEA-USP, Mestre em Administração pela FUMEC e Bacharel em Administração pela Faculdade de Nova Serrana.
  • Willerson Lucas de Campos Silva, Universidade de São Paulo, Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Produção POLI/USP
    Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (POLI/USP). Possui graduação em Administração (2012) e mestrado em Administração (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
  • Cristina Espinheira Costa Pereira, Universidade Paulista, Programa de Mestrado em Administração
    Professora do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Paulista (UNIP).
  • João Maurício Gama Boaventura, Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Administração.
    Professor da FEA-USP e também atua como Professor na Fundação Instituto de Administração - FIA, na Fundação Escola Comércio Álvares - FECAP e no Programa de Mestrado em Administração da Universidade Paulista - UNIP.

Publicado

2019-05-24

Cómo citar

CLUSTER BRANDING: O CASO DO VALE DOS VINHEDOS. (2019). Gestão & Regionalidade, 35(104). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n104.4859