Identificação e exploração de oportunidades: estudos de casos no Paraná e em Quebec

Autores/as

  • Hilka Pelizza Vier Machado Universidade Estadual de Maringá image/svg+xml Autor/a
  • Marcela Moura Basaglia Universidade Estadual de Maringá image/svg+xml Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.2742

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi o de compreender a identificação e a exploração de oportunidades em dois contextos. A abordagem da pesquisa foi a qualitativa e o método foi o estudo de casos, tendo sido selecionados dois casos em Quebec e dois casos no Paraná. Poucas diferenças foram encontradas em relação ao contexto, mas foi possível a influência da condição de imigrantes na formação da intenção empreendedora. Na identificação e na exploração de oportunidades foram observados alguns elementos, tais como redes, informações e o papel do meio, tal como salientado anteriormente por outros autores (ARDICHVILI, CARDOZO, REI, 2003; JULIEN, 2010). Os resultados mostraram também como os empreendedores construíram as oportunidades, gerando valor para o meio e produzindo artefatos (BRUYAT, JULIEN, 2010; SARASVATHY, 2008).

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Hilka Pelizza Vier Machado, Universidade Estadual de Maringá

    Professora do Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Estadual de Maringá

    Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC,

    Doutorado Sandwich na HEC Montréal, Canadá.

  • Marcela Moura Basaglia, Universidade Estadual de Maringá
    Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá.

Publicado

2015-05-21

Cómo citar

Identificação e exploração de oportunidades: estudos de casos no Paraná e em Quebec. (2015). Gestão & Regionalidade, 31(92). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n92.2742