EMPREENDEDORISMO CULTURAL E ARTESANATO: o caso dos Mercados Centrais de Aracaju
the case of the Central Markets of Aracaju
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259420Palavras-chave:
Empreendedorismo Cultural, Artesanato, Mercados CentraisResumo
O empreendedorismo cultural vem consolidando-se como campo de estudos e, nesta pesquisa, esse conceito foi associado à produção de artesanato como prática cultural, no âmbito dos Mercados municipais de Aracaju e oficinas produtoras de Santana do São Francisco/SE. O objetivo foi investigar as práticas dos artesãos, a dinâmica do comércio do artesanato e sua produção, associados ao empreendedorismo cultural. Usando abordagem qualitativa e exploratória, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, tratadas a partir da análise de narrativas, com comerciantes de artesanato dos mercados e artesãos fornecedores, além de registro fotográficos e observação direta. Os achados apontaram que os comerciantes dos mercados participam da cadeia de disseminação da cultura do artesanato, mas sem adentrar no processo produtivo e na manutenção dos laços culturais que permeiam a criação de uma peça, papel do artesão. Concluiu-se que há carência de ações que estabeleçam o reconhecimento dos artesãos enquanto empreendedores e guardiães de uma cultura secular.
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