EMPREENDEDORISMO CULTURAL E ARTESANATO: o caso dos Mercados Centrais de Aracaju

the case of the Central Markets of Aracaju

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259420

Palavras-chave:

Empreendedorismo Cultural, Artesanato, Mercados Centrais

Resumo

O empreendedorismo cultural vem consolidando-se como campo de estudos e, nesta pesquisa, esse conceito foi associado à produção de artesanato como prática cultural, no âmbito dos Mercados municipais de Aracaju e oficinas produtoras de Santana do São Francisco/SE. O objetivo foi investigar as práticas dos artesãos, a dinâmica do comércio do artesanato e sua produção, associados ao empreendedorismo cultural. Usando abordagem qualitativa e exploratória, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, tratadas a partir da análise de narrativas, com comerciantes de artesanato dos mercados e artesãos fornecedores, além de registro fotográficos e observação direta. Os achados apontaram que os comerciantes dos mercados participam da cadeia de disseminação da cultura do artesanato, mas sem adentrar no processo produtivo e na manutenção dos laços culturais que permeiam a criação de uma peça, papel do artesão. Concluiu-se que há carência de ações que estabeleçam o reconhecimento dos artesãos enquanto empreendedores e guardiães de uma cultura secular.

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Biografia do Autor

  • Luiz Felipe Batista Morato, Universidade Federal de Sergipe

    Bacharelando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Sergipe - UFS, associado ao Departamento de Relações Internacionais do Campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Foi bolsista do Programa de Iniciação Científica pelo CNPq e atualmente é pesquisador e assistente de comunicação do Centro de Estudos Árabes e Islâmicos - CEAI/UFS; redator do Observatório de Política Externa (OPEx), vinculado ao Grupo de Estudos Defesa e Segurança Internacional - GEDES/UNESP; e revisor da Agência "O Observatório". 

  • Gracyanne Freire de Araujo, Universidade Federal de Sergipe

    Professora do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Pesquisadora no PROFIAP - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (UFS/Campus São Cristóvão-SE). Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil. Pesquisadora visitante (doutorado sanduíche) na Copenhagen Business School (CBS) - Dinamarca. Membro do coletivo de pesquisa Organização, Cultura e Arte (OCA-CNPq) e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Gestão e Organização (NIGO-CNPq). Pesquisa e publicação sobre empreendedorismo, educação empreendedora, empreendedorismo cultural, educação em Administração e métodos qualitativos de pesquisa.

  • Rosinadja Batista dos Santos Morato, Universidade Federal de Sergipe

    Doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil; Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFS/Campus São Cristóvão-SE, Brasil); Especialista em Gestão de Empresas e Empreendedorismo  e Graduada em Administração (Departamento de Administração, UFS, Campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil).  Foi Bolsista PIBIC/CNPQ na área de empreendedorismo.  Atualmente é Analista de Planejamento, Gestão e Infra-estrutura em Informações Geográficas e Estatísticas, com especialidade em Gestão de Pesquisa no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde atua na Chefia das Pesquisas por Estabelecimentos Empresariais, na Superintência do IBGE em Sergipe, na cidade de Aracaju. 

  • Taís Alexandre Antunes Paes, Universidade Federal de Sergipe

    Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão, Sergipe, Brasil. Doutora pelo Núcleo de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Bahia  - DINTER/UFBA/UFS; Mestre em Gestão Organizacional e  Bacharela em Turismo pela Universidade Federal da Paraíba - PPGA / UFPB. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Marketing, Comportamento de consumo, Gestão de serviços, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo, Gestão de Agências e Economia do turismo. 

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Publicado

2025-10-13

Como Citar

EMPREENDEDORISMO CULTURAL E ARTESANATO: o caso dos Mercados Centrais de Aracaju: the case of the Central Markets of Aracaju. (2025). Gestão & Regionalidade, 41, e20259420. https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20259420