O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20258952Palavras-chave:
Metodologias ativas, Educação empreendedora, Revisão Sistemática, Ensino Superior.Resumo
O mercado de trabalho hoje busca por profissionais portadores, além de capacidade técnica, de competências que são importantes no século XXI, como o empreendedorismo. As universidades e instituições de ensino superior exercem importante papel na formação do perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho. Para tanto, são necessárias adequações no processo de ensino e aprendizagem que auxiliem o educando a construir tais competências. Assim, este artigo tem como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional tem retratado o uso das metodologias ativas em sala de aula nas instituições de ensino superior, para a Educação Empreendedora. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura na base de dados Scopus. Os resultados apontam uma crescente no interesse pela temática e esses métodos tem desenvolvido nos alunos competências empreendedoras fundamentais no contexto contemporâneo. Os métodos mais ativos de ensino- aprendizagem encontrados foram Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Projeto.
Downloads
Referências
Álvarez García, S. (2013). Information and communications technologies as a vehicle for innovation and entrepreneurship in the european higher education area: A teaching proposal based on digital communication | Las Tecnologías de la Información y la Comunicación como vehículo de i. Estudios Sobre El Mensaje Periodistico, 19(SPEC. APR), 583-592. https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2013.v19.42141 DOI: https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2013.v19.42141
Antonaci, A., Dagnino, F. M., Ott, M., Bellotti, F., Berta, R., de Gloria, A., Lavagnino, E., Romero, M., Usart, M., & Mayer, I. (2015). A gamified collaborative course in entrepreneurship: Focus on objectives and tools. Computers in Human Behavior, 51, 1276-1283. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.11.082 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.11.082
Aranha, E. A., dos Santos, P. H., & Garcia, N. A. P. (2018). EDLE: an integrated tool to foster entrepreneurial skills development in engineering education. Educational Technology Research and Development, 66(6), 1571-1599. https://doi.org/10.1007/s11423-018-9624-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-018-9624-8
Bardin, L. (2004). Análise de Conteúdo (Edições 70, Ed.).
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo (Edições 70, Ed.).
Bosman, L. (2019). From Doing to Thinking: Developing the Entrepreneurial Mindset through Scaffold Assignments and Self-Regulated Learning Reflection. Open Education Studies, 1(1), 106-121. https://doi.org/10.1515/edu-2019-0007 DOI: https://doi.org/10.1515/edu-2019-0007
Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. de A., & Macedo, M. (2011). O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Gestão e Sociedade, 5(11), 121. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220 DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
Botha, M. (2010). A project-based learning approach as a method of teaching entrepreneurship to a large group of undergraduate students in South Africa. Education as Change, 14(2), 213-232. https://doi.org/10.1080/16823206.2010.522059 DOI: https://doi.org/10.1080/16823206.2010.522059
Daniel, A. D. (2016). Fostering an entrepreneurial mindset by using a design thinking approach in entrepreneurship education. Industry and Higher Education, 30(3), 215-223. https://doi.org/10.1177/0950422216653195 DOI: https://doi.org/10.1177/0950422216653195
dos Reis, D. A., Fleury, A. L., Bento, T., Fabbri, K., Ortega, L. M., & Bagnato, V. (2019). Application of new agile approaches at University of São Paulo innovation agency's entrepreneurship and innovation course. Gestao e Producao, 26(4). https://doi.org/10.1590/0104-530X4122-19 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x4122-19
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Paz e Terra, Ed.; 25a).
Grivokostopoulou, F., Kovas, K., & Perikos, I. (2019). Examining the impact of a gamified entrepreneurship education framework in higher education. Sustainability (Switzerland), 11(20). https://doi.org/10.3390/su11205623 DOI: https://doi.org/10.3390/su11205623
Hogue, A., Kapralos, B., & Desjardins, F. (2011). The role of projectbased learning in IT: A case study in a game development and entrepreneurship program. Interactive Technology and Smart Education, 8(2), 120-134. https://doi.org/10.1108/17415651111141830 DOI: https://doi.org/10.1108/17415651111141830
Kriz, W. C., & Auchter, E. (2016). 10 Years of Evaluation Research Into Gaming Simulation for German Entrepreneurship and a New Study on Its Long-Term Effects. Simulation and Gaming, 47(2), 179-205. https://doi.org/10.1177/1046878116633972 DOI: https://doi.org/10.1177/1046878116633972
Lacerda, F. C. B., & Santos, L. M. dos. (2018). Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 23(3), 611-627. https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003
Linton, G., & Klinton, M. (2019). University entrepreneurship education: A design thinking approach to learning. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 8(1), 1-11. https://doi.org/10.1186/s13731-018-0098-z DOI: https://doi.org/10.1186/s13731-018-0098-z
Maravé-Vivas, M., Salvador-Garcia, C., Capella-Peris, C., & Gil-Gómez, J. (2021). Influence of socio-demographic factors in the promotion of social entrepreneurship: A service-learning programme. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(21). https://doi.org/10.3390/ijerph182111318 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph182111318
Marques, H. R., Campos, A. C., Andrade, D. M., & Zambalde, A. L. (2021). Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 26(3), 718-741. https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005
Nielsen, S. L., & Stovang, P. (2015). DesUni: university entrepreneurship education through design thinking. Education and Training, 57(8-9), 977-991. https://doi.org/10.1108/ET-09-2014-0121 DOI: https://doi.org/10.1108/ET-09-2014-0121
Okudan, G. E., & Rzasa, S. E. (2006). A project-based approach to entrepreneurial leadership education. Technovation, 26(2), 195-210. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2004.10.012 DOI: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2004.10.012
Pal'Ová, D., VejaÄka, M., & KakalejÄík, L. (2020). Project-based learning as a tool of enhancing of entrepreneurial attitude of students. Advances in Science, Technology and Engineering Systems, 5(1), 346-354. https://doi.org/10.25046/aj050144 DOI: https://doi.org/10.25046/aj050144
Pérez-Pérez, C., González-Torres, T., & Nájera-Sánchez, J.-J. (2021). Boosting entrepreneurial intention of university students: Is a serious business game the key? International Journal of Management Education, 19(3). https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100506 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100506
Pietrovski, E. F., Schneider, E. I., Reis, D. R., & dos Reis Junior, D. R. (2019). Analysis of the entrepreneurial potential of undergraduate students: From theory to practice | Analyse du potentiel entrepreneurial des étudiants de l'enseignement supérieur: Une application de la théorie à la pratique | Análise do potencial empreendedor. Innovar, 29(71), 25-42. https://doi.org/10.15446/innovar.v29n71.76393 DOI: https://doi.org/10.15446/innovar.v29n71.76393
Qin, Y., Yan, R., & Sun, Y. (2020). The Application of Flipped Classroom Combined With Locus of Control Analysis in Lean Entrepreneurship Education for College Students. Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01587 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01587
Ruiz-Rosa, I., Gutiérrez-Taño, D., & García-Rodríguez, F. J. (2021). Project-Based Learning as a tool to foster entrepreneurial competences (El Aprendizaje Basado en Proyectos como herramienta para potenciar la competencia emprendedora). Cultura y Educacion, 33(2), 316-344. https://doi.org/10.1080/11356405.2021.1904657 DOI: https://doi.org/10.1080/11356405.2021.1904657
Secundo, G., Mele, G., del Vecchio, P., & Degennaro, G. (2021). Knowledge spillover creation in university-based entrepreneurial ecosystem: the role of the Italian "Contamination Labs." Knowledge Management Research and Practice, 19(1), 137-151. https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1785347 DOI: https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1785347
Shahiwala, A. (2017). Entrepreneurship skills development through project-based activity in Bachelor of Pharmacy program. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, 9(4), 698-706. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.03.017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.03.017
Sousa, M. J., & Costa, J. M. (2022). Discovering Entrepreneurship Competencies through Problemâ€Based Learning in Higher Education Students. Education Sciences, 12(3). https://doi.org/10.3390/educsci12030185 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci12030185
Wee, K. N. L. (2004). A problem-based learning approach in entrepreneurship education: Promoting authentic entrepreneurial learning. International Journal of Technology Management, 28(7-8), 685-701. https://doi.org/10.1504/ijtm.2004.005777 DOI: https://doi.org/10.1504/IJTM.2004.005777
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 1969 Sarah Lopes Silva, Daniela Meirelles Andrade, Dany Flavio Tonelli (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














