ELEMENTOS DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAFEICULTURA INDÍGENA NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5732

Palavras-chave:

Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Cafeicultura Indígena, Amazônia.

Resumo

O presente estudo aborda um tema com enfoque econômico, ambiental e social, localizado na região da Amazônia Legal brasileira, a cafeicultura indígena. Esta pesquisa privilegiou como objetivo principal compreender os principais elementos de inovação que possibilitam o desenvolvimento sustentável da cafeicultura em uma reserva indígena na Amazônia Legal brasileira; e tem como objetivos específicos caracterizar a cafeicultura na reserva indígena (1), identificar os principais fatores de desenvolvimento sustentável (2), descrever a estrutura da inovação para o desenvolvimento sustentável na Terra Indígena Sete de Setembro (3). Como resultado, percebe-se a produção desse ativo nessa tribo da Amazônia é realizada com base no Triple Bottom Line. Encontram-se as melhores práticas de gestão para o desenvolvimento sustentável numa área indígena, estes povos aprimoram a produção qualitativamente com inovação de seus processos usando tecnologias e aperfeiçoando suas relações sociais e comerciais com instituições capazes de potencializar a produção de café.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thelma Jakliny Martins Arruda, Universidade Federal de Rondônia
    Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil(2019)
    administradora da Superintendencia da Zona Franca de Manaus , Brasil
  • Saiane Barros de Souza, Universidade Federal de Rondônia
    Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia, Brasil(2019)
    PROFESSOR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia , Brasil
  • Raul Afonso Pommer Barbosa, Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP
    É Doutorando em Administração de Empresas na Fundação Getulio Vargas FGV-EAESP, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).
  • Flávio de São Pedro Filho, Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

    Doutor em Administração pela USP, Brasil. Pós-Doutor em Gestão e Economia pela Universidade da Beira Interior, Portugal.

Downloads

Publicado

2020-05-07

Como Citar

ELEMENTOS DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA CAFEICULTURA INDÍGENA NA AMAZÔNIA. (2020). Gestão & Regionalidade, 36(108). https://doi.org/10.13037/gr.vol36n108.5732