Análise do Comprometimento Organizacional e sua Natureza em Relação aos Funcionários Públicos Municipais
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol28n84.1280Resumo
O objetivo desse artigo é identificar o tipo de comprometimento organizacional dos colaboradores da prefeitura municipal da cidade de Pitanga no Estado do Paraná, tomando como foco o modelo multidimensional do comprometimento descrito por Meyer e Allen (1990, 1991 e 1993) o qual analisa três fatores do comprometimento organizacional: afetivo, normativo e instrumental. Foi realizada uma pesquisa exploratória, sendo apresentado um diagnostico comparativo entre os fatores do comprometimento. O universo composto por 50 colaboradores efetivos foi pesquisado em sua totalidade. Os resultados apontaram o comprometimento na base afetiva como o mais expressivo entre os fatores analisados com uma média de 3,83 numa escala de 5 pontos, seguido do comprometimento normativo (3,45), ficando o comprometimento na base instrumental com 3,25. As médias obtidas tendem a indicar um nível satisfatório do comprometimento devido a forma de análise proposta para esta escala, observando-se assim um nível adequado de comprometimento organizacional na instituição pesquisada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2012 Sidnei Roman, Silvio Roberto Stefano, Sandra Mara de Andrade, Marcia Aparecida Zampier (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).














