REVITALIZAÇÃO COMERCIAL: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE MARKETING CIRCUITO SILVA LOBO SOB A PERSPECTIVA DOS COMERCIANTES

Autores/as

  • Débora Rocha Mota Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Relações Públicas do SEBRAE MG Autor/a
  • Ramon Silva Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais image/svg+xml Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4534

Resumen

Este estudo buscou analisar as transformações, percepções e perspectivas dos comerciantes envolvidos no desenvolvimento do Circuito Silva Lobo, um sistema de marketing que passou recentemente por um processo de revitalização comercial. A análise verificou a relação entre marketing e sociedade a partir do relacionamento de troca entre esses envolvidos, sob a ótica do macromarketing. Para isto, foi conduzida uma pesquisa exploratória, baseada em triangulação de métodos de coleta de dados, a qual contou com 13 entrevistas em profundidade com comerciantes do Circuito, além de análise documental e observação não participante. Verificou-se que projetos de revitalização comercial contribuem de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social do seu entorno, gerando externalidades positivas. No entanto, tais iniciativas demandam engajamento dos participantes, além de planejamento que contemple medidas de curto, médio e longo prazo, pois qualquer desajuste pode implicar em uma reconfiguração das relações existentes, desestruturando ou inviabilizando o sistema de marketing.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Débora Rocha Mota, Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Relações Públicas do SEBRAE MG

    Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Pós-graduada em Marketing e Comunicação

    Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UniBH

  • Ramon Silva Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Publicado

2019-05-17

Cómo citar

REVITALIZAÇÃO COMERCIAL: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE MARKETING CIRCUITO SILVA LOBO SOB A PERSPECTIVA DOS COMERCIANTES. (2019). Gestão & Regionalidade, 35(103). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n103.4534