INOVAÇÃO EM PRODUTOS PARA CONSUMIDORES NA BASE DA PIRÂMIDE: EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.4220Palabras clave:
Inovação, Baixa renda, Disrupção, Estratégia, Desenvolvimento de produtoResumen
O objetivo desse artigo é analisar como têm sido desenvolvidas inovações em produtos para consumidores na base da pirâmide no contexto brasileiro. Para isso, foi adotada a estratégia de estudo de casos múltiplos em três empresas de diferentes setores. Evidenciou-se que as empresas pesquisadas utilizam o modelo sequencial de estruturação e gerenciamento do desenvolvimento de novos produtos, as inovações direcionadas para a base da pirâmide brasileira são disruptivas de novo mercado e as empresas utilizam múltiplas estratégias de inovação para implementar inovações no mercado brasileiro da base da pirâmide. Os resultados contribuem para ampliar o entendimento sobre os tipos, dimensões e características tanto das inovações quanto das estratégias de inovações empreendidas para atender ao mercado consumidor da baixa renda no contexto brasileiro.Descargas
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Publicado
2019-07-04
Número
Sección
Edición Especial - Gestión e Innovación en Latinoamérica
Licencia
Derechos de autor 2019 Katarina Chaves Lacerda, André Gustavo Carvalho Machado (Autor)

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Cómo citar
INOVAÇÃO EM PRODUTOS PARA CONSUMIDORES NA BASE DA PIRÂMIDE: EVIDÊNCIAS NO CONTEXTO BRASILEIRO. (2019). Gestão & Regionalidade, 35(105). https://doi.org/10.13037/gr.vol35n105.4220














