Análise da viabilidade de se operacionalizar um modelo de capital intelectual desenvolvido para o setor público em uma empresa privada

Autores/as

  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml Autor/a
  • Wagner Igarashi Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml Autor/a
  • Monange Modia de Freitas Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml Autor/a
  • Fernando Noqueli Canesso Universidade Estadual do Oeste do Paraná image/svg+xml Autor/a

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1145

Resumen

Este estudo tem por objetivo verificar se há alguma restrição ao se operacionalizar o modelo de Capital Intelectual direcionado ao setor público e proposto por Queiroz (2003), em uma empresa do setor privado. O estudo tem caráter transversal e descritivo, é segmentado em dois momentos. No primeiro se realiza uma pesquisa teórica sobre o tema capital intelectual e o modelo proposto por Queiroz (2003). Em um segundo momento se operacionaliza o modelo em uma empresa do segmento privado. Como resultado observa-se que o modelo direcionado ao setor público pode ser aplicado ao setor privado. Para isso, foi necessário realizar ajustes nos indicadores utilizados e nos pesos atribuídos a cada um, a fim de alinhar o modelo à estratégia da empresa objeto de estudo. Considera-se que o modelo gerou melhorias à organização por evidenciar o desempenho da empresa nos elementos avaliados, bem como possibilitar ao decisor traçar ações de melhoria.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Deisy Cristina Corrêa Igarashi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestrado em Engenharia de Produção e também em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) (2007) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Atualmente é professora no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência acadêmica e empresarial na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, controles de gestão e avaliação de desempenho.
  • Wagner Igarashi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Possui graduação em Informática pela Universidade Estadual de Maringá (2001), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área acâdemica e profissional de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: data warehouse, recuperação de informações, tecnologia da informação, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento.
  • Monange Modia de Freitas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernando Noqueli Canesso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Publicado

2011-09-16

Cómo citar

Análise da viabilidade de se operacionalizar um modelo de capital intelectual desenvolvido para o setor público em uma empresa privada. (2011). Gestão & Regionalidade, 27(80). https://doi.org/10.13037/gr.vol27n80.1145