BANCOS COMUNITÁRIOS DE DESENVOLVIMENTO: uma análise bibliomética.
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol35n106.5105Resumo
Os Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs) vêm se destacando dentro do campo das finanças solidárias, por garantir a democratização do acesso ao crédito e estimular o desenvolvimento de comunidades empobrecidas na tentativa de mudar a realidade socioeconômica dos locais onde estão inseridos. O sucesso apresentado nas experiências de diversos BCDs no país vem conquistando a atenção da academia. Este artigo apresenta uma visão acerca das pesquisas voltadas ao estudo dos BCDs. Realizou-se uma análise bibliométrica a partir do banco de teses e dissertações da CAPES bem como dos artigos disponibilizados nas bases: SPELL, SCIELO, PERIÓDICOS CAPES e ANPAD. Observou-se que o aumento no número de publicações sobre os BCDs coincide com a criação da RBBC e da SENAES. Notou-se ainda, que o tema vem sendo abordado por diferentes áreas de conhecimento, sendo os autores vinculados aos programas de pós-graduação da área de Administração os que mais produziram sobre a temática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Daniel Teixeira de Menezes, Rafael Carvalho dos Santos, Sandra Regina Holanda Mariano (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).