O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20258952Palavras-chave:
Metodologias ativas, Educação empreendedora, Revisão Sistemática, Ensino Superior.Resumo
O mercado de trabalho hoje busca por profissionais portadores, além de capacidade técnica, de competências que são importantes no século XXI, como o empreendedorismo. As universidades e instituições de ensino superior exercem importante papel na formação do perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho. Para tanto, são necessárias adequações no processo de ensino e aprendizagem que auxiliem o educando a construir tais competências. Assim, este artigo tem como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional tem retratado o uso das metodologias ativas em sala de aula nas instituições de ensino superior, para a Educação Empreendedora. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura na base de dados Scopus. Os resultados apontam uma crescente no interesse pela temática e esses métodos tem desenvolvido nos alunos competências empreendedoras fundamentais no contexto contemporâneo. Os métodos mais ativos de ensino- aprendizagem encontrados foram Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Projeto.
Downloads
Referências
Álvarez García, S. (2013). Information and communications technologies as a vehicle for innovation and entrepreneurship in the european higher education area: A teaching proposal based on digital communication | Las Tecnologías de la Información y la Comunicación como vehículo de i. Estudios Sobre El Mensaje Periodistico, 19(SPEC. APR), 583–592. https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2013.v19.42141 DOI: https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2013.v19.42141
Antonaci, A., Dagnino, F. M., Ott, M., Bellotti, F., Berta, R., de Gloria, A., Lavagnino, E., Romero, M., Usart, M., & Mayer, I. (2015). A gamified collaborative course in entrepreneurship: Focus on objectives and tools. Computers in Human Behavior, 51, 1276–1283. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.11.082 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.11.082
Aranha, E. A., dos Santos, P. H., & Garcia, N. A. P. (2018). EDLE: an integrated tool to foster entrepreneurial skills development in engineering education. Educational Technology Research and Development, 66(6), 1571–1599. https://doi.org/10.1007/s11423-018-9624-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-018-9624-8
Bardin, L. (2004). Análise de Conteúdo (Edições 70, Ed.).
Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo (Edições 70, Ed.).
Bosman, L. (2019). From Doing to Thinking: Developing the Entrepreneurial Mindset through Scaffold Assignments and Self-Regulated Learning Reflection. Open Education Studies, 1(1), 106–121. https://doi.org/10.1515/edu-2019-0007 DOI: https://doi.org/10.1515/edu-2019-0007
Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. de A., & Macedo, M. (2011). O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Gestão e Sociedade, 5(11), 121. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220 DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220
Botha, M. (2010). A project-based learning approach as a method of teaching entrepreneurship to a large group of undergraduate students in South Africa. Education as Change, 14(2), 213–232. https://doi.org/10.1080/16823206.2010.522059 DOI: https://doi.org/10.1080/16823206.2010.522059
Daniel, A. D. (2016). Fostering an entrepreneurial mindset by using a design thinking approach in entrepreneurship education. Industry and Higher Education, 30(3), 215–223. https://doi.org/10.1177/0950422216653195 DOI: https://doi.org/10.1177/0950422216653195
dos Reis, D. A., Fleury, A. L., Bento, T., Fabbri, K., Ortega, L. M., & Bagnato, V. (2019). Application of new agile approaches at University of São Paulo innovation agency’s entrepreneurship and innovation course. Gestao e Producao, 26(4). https://doi.org/10.1590/0104-530X4122-19 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x4122-19
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Paz e Terra, Ed.; 25a).
Grivokostopoulou, F., Kovas, K., & Perikos, I. (2019). Examining the impact of a gamified entrepreneurship education framework in higher education. Sustainability (Switzerland), 11(20). https://doi.org/10.3390/su11205623 DOI: https://doi.org/10.3390/su11205623
Hogue, A., Kapralos, B., & Desjardins, F. (2011). The role of projectbased learning in IT: A case study in a game development and entrepreneurship program. Interactive Technology and Smart Education, 8(2), 120–134. https://doi.org/10.1108/17415651111141830 DOI: https://doi.org/10.1108/17415651111141830
Kriz, W. C., & Auchter, E. (2016). 10 Years of Evaluation Research Into Gaming Simulation for German Entrepreneurship and a New Study on Its Long-Term Effects. Simulation and Gaming, 47(2), 179–205. https://doi.org/10.1177/1046878116633972 DOI: https://doi.org/10.1177/1046878116633972
Lacerda, F. C. B., & Santos, L. M. dos. (2018). Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 23(3), 611–627. https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003
Linton, G., & Klinton, M. (2019). University entrepreneurship education: A design thinking approach to learning. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 8(1), 1–11. https://doi.org/10.1186/s13731-018-0098-z DOI: https://doi.org/10.1186/s13731-018-0098-z
Maravé-Vivas, M., Salvador-Garcia, C., Capella-Peris, C., & Gil-Gómez, J. (2021). Influence of socio-demographic factors in the promotion of social entrepreneurship: A service-learning programme. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(21). https://doi.org/10.3390/ijerph182111318 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph182111318
Marques, H. R., Campos, A. C., Andrade, D. M., & Zambalde, A. L. (2021). Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 26(3), 718–741. https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005
Nielsen, S. L., & Stovang, P. (2015). DesUni: university entrepreneurship education through design thinking. Education and Training, 57(8–9), 977–991. https://doi.org/10.1108/ET-09-2014-0121 DOI: https://doi.org/10.1108/ET-09-2014-0121
Okudan, G. E., & Rzasa, S. E. (2006). A project-based approach to entrepreneurial leadership education. Technovation, 26(2), 195–210. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2004.10.012 DOI: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2004.10.012
Pal’Ová, D., Vejačka, M., & Kakalejčík, L. (2020). Project-based learning as a tool of enhancing of entrepreneurial attitude of students. Advances in Science, Technology and Engineering Systems, 5(1), 346–354. https://doi.org/10.25046/aj050144 DOI: https://doi.org/10.25046/aj050144
Pérez-Pérez, C., González-Torres, T., & Nájera-Sánchez, J.-J. (2021). Boosting entrepreneurial intention of university students: Is a serious business game the key? International Journal of Management Education, 19(3). https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100506 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100506
Pietrovski, E. F., Schneider, E. I., Reis, D. R., & dos Reis Junior, D. R. (2019). Analysis of the entrepreneurial potential of undergraduate students: From theory to practice | Analyse du potentiel entrepreneurial des étudiants de l’enseignement supérieur: Une application de la théorie à la pratique | Análise do potencial empreendedor. Innovar, 29(71), 25–42. https://doi.org/10.15446/innovar.v29n71.76393 DOI: https://doi.org/10.15446/innovar.v29n71.76393
Qin, Y., Yan, R., & Sun, Y. (2020). The Application of Flipped Classroom Combined With Locus of Control Analysis in Lean Entrepreneurship Education for College Students. Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01587 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01587
Ruiz-Rosa, I., Gutiérrez-Taño, D., & García-Rodríguez, F. J. (2021). Project-Based Learning as a tool to foster entrepreneurial competences (El Aprendizaje Basado en Proyectos como herramienta para potenciar la competencia emprendedora). Cultura y Educacion, 33(2), 316–344. https://doi.org/10.1080/11356405.2021.1904657 DOI: https://doi.org/10.1080/11356405.2021.1904657
Secundo, G., Mele, G., del Vecchio, P., & Degennaro, G. (2021). Knowledge spillover creation in university-based entrepreneurial ecosystem: the role of the Italian “Contamination Labs.” Knowledge Management Research and Practice, 19(1), 137–151. https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1785347 DOI: https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1785347
Shahiwala, A. (2017). Entrepreneurship skills development through project-based activity in Bachelor of Pharmacy program. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, 9(4), 698–706. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.03.017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.03.017
Sousa, M. J., & Costa, J. M. (2022). Discovering Entrepreneurship Competencies through Problem‐Based Learning in Higher Education Students. Education Sciences, 12(3). https://doi.org/10.3390/educsci12030185 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci12030185
Wee, K. N. L. (2004). A problem-based learning approach in entrepreneurship education: Promoting authentic entrepreneurial learning. International Journal of Technology Management, 28(7–8), 685–701. https://doi.org/10.1504/ijtm.2004.005777 DOI: https://doi.org/10.1504/IJTM.2004.005777
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Sarah Lopes Silva, Daniela Meirelles Andrade, Dany Flavio Tonelli (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).