O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20258952

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Educação empreendedora, Revisão Sistemática, Ensino Superior.

Resumo

O mercado de trabalho hoje busca por profissionais portadores, além de capacidade técnica, de competências que são importantes no século XXI, como o empreendedorismo. As universidades e instituições de ensino superior exercem importante papel na formação do perfil profissional demandado pelo mercado de trabalho. Para tanto, são necessárias adequações no processo de ensino e aprendizagem que auxiliem o educando a construir tais competências. Assim, este artigo tem como objetivo analisar como a literatura científica nacional e internacional tem retratado o uso das metodologias ativas em sala de aula nas instituições de ensino superior, para a Educação Empreendedora. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura na base de dados Scopus. Os resultados apontam uma crescente no interesse pela temática e esses métodos tem desenvolvido nos alunos competências empreendedoras fundamentais no contexto contemporâneo. Os métodos mais ativos de ensino- aprendizagem encontrados foram Design Thinking e Aprendizagem Baseada em Projeto.

Downloads

Biografia do Autor

Sarah Lopes Silva, Federal University of Lavras - MG _ Brasil

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Lavras (2022). Mestre em Administração (Unihorizontes, 2015). Professora da área de Gestão do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga/MG. ORCID https://orcid.org/0000-0002-0020-6610

Daniela Meirelles Andrade, Federal University of Lavras - MG _ Brasil

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA). Professora Adjunta do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA). http://orcid.org/0000-0001-7893-4629

 

Dany Flavio Tonelli, Federal University of Lavras - MG _ Brasil

Doutor em administração - organizações,  mudança e gestão estratégica. Professor Associado do Departamento de Administração Pública. Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas. https://orcid.org/0000-0002-4307-6430

Referências

Álvarez García, S. (2013). Information and communications technologies as a vehicle for innovation and entrepreneurship in the european higher education area: A teaching proposal based on digital communication | Las Tecnologías de la Información y la Comunicación como vehículo de i. Estudios Sobre El Mensaje Periodistico, 19(SPEC. APR), 583–592. https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2013.v19.42141 DOI: https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2013.v19.42141

Antonaci, A., Dagnino, F. M., Ott, M., Bellotti, F., Berta, R., de Gloria, A., Lavagnino, E., Romero, M., Usart, M., & Mayer, I. (2015). A gamified collaborative course in entrepreneurship: Focus on objectives and tools. Computers in Human Behavior, 51, 1276–1283. https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.11.082 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.11.082

Aranha, E. A., dos Santos, P. H., & Garcia, N. A. P. (2018). EDLE: an integrated tool to foster entrepreneurial skills development in engineering education. Educational Technology Research and Development, 66(6), 1571–1599. https://doi.org/10.1007/s11423-018-9624-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s11423-018-9624-8

Bardin, L. (2004). Análise de Conteúdo (Edições 70, Ed.).

Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo (Edições 70, Ed.).

Bosman, L. (2019). From Doing to Thinking: Developing the Entrepreneurial Mindset through Scaffold Assignments and Self-Regulated Learning Reflection. Open Education Studies, 1(1), 106–121. https://doi.org/10.1515/edu-2019-0007 DOI: https://doi.org/10.1515/edu-2019-0007

Botelho, L. L. R., Cunha, C. C. de A., & Macedo, M. (2011). O MÉTODO DA REVISÃO INTEGRATIVA NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS. Gestão e Sociedade, 5(11), 121. https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220 DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

Botha, M. (2010). A project-based learning approach as a method of teaching entrepreneurship to a large group of undergraduate students in South Africa. Education as Change, 14(2), 213–232. https://doi.org/10.1080/16823206.2010.522059 DOI: https://doi.org/10.1080/16823206.2010.522059

Daniel, A. D. (2016). Fostering an entrepreneurial mindset by using a design thinking approach in entrepreneurship education. Industry and Higher Education, 30(3), 215–223. https://doi.org/10.1177/0950422216653195 DOI: https://doi.org/10.1177/0950422216653195

dos Reis, D. A., Fleury, A. L., Bento, T., Fabbri, K., Ortega, L. M., & Bagnato, V. (2019). Application of new agile approaches at University of São Paulo innovation agency’s entrepreneurship and innovation course. Gestao e Producao, 26(4). https://doi.org/10.1590/0104-530X4122-19 DOI: https://doi.org/10.1590/0104-530x4122-19

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa (Paz e Terra, Ed.; 25a).

Grivokostopoulou, F., Kovas, K., & Perikos, I. (2019). Examining the impact of a gamified entrepreneurship education framework in higher education. Sustainability (Switzerland), 11(20). https://doi.org/10.3390/su11205623 DOI: https://doi.org/10.3390/su11205623

Hogue, A., Kapralos, B., & Desjardins, F. (2011). The role of projectbased learning in IT: A case study in a game development and entrepreneurship program. Interactive Technology and Smart Education, 8(2), 120–134. https://doi.org/10.1108/17415651111141830 DOI: https://doi.org/10.1108/17415651111141830

Kriz, W. C., & Auchter, E. (2016). 10 Years of Evaluation Research Into Gaming Simulation for German Entrepreneurship and a New Study on Its Long-Term Effects. Simulation and Gaming, 47(2), 179–205. https://doi.org/10.1177/1046878116633972 DOI: https://doi.org/10.1177/1046878116633972

Lacerda, F. C. B., & Santos, L. M. dos. (2018). Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 23(3), 611–627. https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772018000300003

Linton, G., & Klinton, M. (2019). University entrepreneurship education: A design thinking approach to learning. Journal of Innovation and Entrepreneurship, 8(1), 1–11. https://doi.org/10.1186/s13731-018-0098-z DOI: https://doi.org/10.1186/s13731-018-0098-z

Maravé-Vivas, M., Salvador-Garcia, C., Capella-Peris, C., & Gil-Gómez, J. (2021). Influence of socio-demographic factors in the promotion of social entrepreneurship: A service-learning programme. International Journal of Environmental Research and Public Health, 18(21). https://doi.org/10.3390/ijerph182111318 DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph182111318

Marques, H. R., Campos, A. C., Andrade, D. M., & Zambalde, A. L. (2021). Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (Campinas), 26(3), 718–741. https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005 DOI: https://doi.org/10.1590/s1414-40772021000300005

Nielsen, S. L., & Stovang, P. (2015). DesUni: university entrepreneurship education through design thinking. Education and Training, 57(8–9), 977–991. https://doi.org/10.1108/ET-09-2014-0121 DOI: https://doi.org/10.1108/ET-09-2014-0121

Okudan, G. E., & Rzasa, S. E. (2006). A project-based approach to entrepreneurial leadership education. Technovation, 26(2), 195–210. https://doi.org/10.1016/j.technovation.2004.10.012 DOI: https://doi.org/10.1016/j.technovation.2004.10.012

Pal’Ová, D., Vejačka, M., & Kakalejčík, L. (2020). Project-based learning as a tool of enhancing of entrepreneurial attitude of students. Advances in Science, Technology and Engineering Systems, 5(1), 346–354. https://doi.org/10.25046/aj050144 DOI: https://doi.org/10.25046/aj050144

Pérez-Pérez, C., González-Torres, T., & Nájera-Sánchez, J.-J. (2021). Boosting entrepreneurial intention of university students: Is a serious business game the key? International Journal of Management Education, 19(3). https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100506 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijme.2021.100506

Pietrovski, E. F., Schneider, E. I., Reis, D. R., & dos Reis Junior, D. R. (2019). Analysis of the entrepreneurial potential of undergraduate students: From theory to practice | Analyse du potentiel entrepreneurial des étudiants de l’enseignement supérieur: Une application de la théorie à la pratique | Análise do potencial empreendedor. Innovar, 29(71), 25–42. https://doi.org/10.15446/innovar.v29n71.76393 DOI: https://doi.org/10.15446/innovar.v29n71.76393

Qin, Y., Yan, R., & Sun, Y. (2020). The Application of Flipped Classroom Combined With Locus of Control Analysis in Lean Entrepreneurship Education for College Students. Frontiers in Psychology, 11. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01587 DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01587

Ruiz-Rosa, I., Gutiérrez-Taño, D., & García-Rodríguez, F. J. (2021). Project-Based Learning as a tool to foster entrepreneurial competences (El Aprendizaje Basado en Proyectos como herramienta para potenciar la competencia emprendedora). Cultura y Educacion, 33(2), 316–344. https://doi.org/10.1080/11356405.2021.1904657 DOI: https://doi.org/10.1080/11356405.2021.1904657

Secundo, G., Mele, G., del Vecchio, P., & Degennaro, G. (2021). Knowledge spillover creation in university-based entrepreneurial ecosystem: the role of the Italian “Contamination Labs.” Knowledge Management Research and Practice, 19(1), 137–151. https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1785347 DOI: https://doi.org/10.1080/14778238.2020.1785347

Shahiwala, A. (2017). Entrepreneurship skills development through project-based activity in Bachelor of Pharmacy program. Currents in Pharmacy Teaching and Learning, 9(4), 698–706. https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.03.017 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cptl.2017.03.017

Sousa, M. J., & Costa, J. M. (2022). Discovering Entrepreneurship Competencies through Problem‐Based Learning in Higher Education Students. Education Sciences, 12(3). https://doi.org/10.3390/educsci12030185 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci12030185

Wee, K. N. L. (2004). A problem-based learning approach in entrepreneurship education: Promoting authentic entrepreneurial learning. International Journal of Technology Management, 28(7–8), 685–701. https://doi.org/10.1504/ijtm.2004.005777 DOI: https://doi.org/10.1504/IJTM.2004.005777

Publicado

2025-05-28

Como Citar

Lopes Silva, S., Meirelles Andrade, D., & Tonelli, D. F. (2025). O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: uma revisão sistemática da literatura. Gestão & Regionalidade, 41, e20258952. https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20258952