A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS E SUA RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO E A INTENÇÃO COMPORTAMENTAL DOS CLIENTES NA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol41.e20258705Palavras-chave:
Satisfação, Intenção Comportamental, Instituição FinanceiraResumo
O distanciamento social causado pela COVID-19 levou as instituições financeiras a utilizarem o atendimento remoto como alternativa ao presencial. Apesar dos bancos terem iniciado esse movimento anteriormente, com o advento do universo online, fica o questionamento sobre o impacto desse movimento sobre os clientes. Portanto, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre a percepção dos clientes de instituições financeiras sobre a atuação dos funcionários da linha de frente, a satisfação e a intenção comportamental dos clientes, durante o distanciamento social. A pesquisa tem natureza descritiva-quantitativa, sendo realizada uma modelagem de equações estruturais com os dados coletados através de uma survey. A pesquisa mostrou que o conhecimento, competência, segurança e facilidade de relacionamento do funcionário das instituições bancárias geram um sentimento de acolhimento, satisfação, felicidade e encantamento no cliente, fazendo com que ele volte a usufruir de produtos e serviços e a indicar a instituição para amigos e familiares.
Downloads
Referências
AHMED, E. A Survey of the Role of Smartphone in Satisfaction Jordanian Commercial Banks Clients: The Influence of Electronic Applications. Saudi J Bus M, v. 6, n. 7, p. 205-209, 2021.
AKTAR, M. S. The Impacts of Service Quality on Client Satisfaction: An Empirical Study on Private Commercial Banks in Bangladesh. Can. J. Bus. Inf. Stud, v. 3, n. 5, p. 80-90, 2021. DOI: https://doi.org/10.34104/cjbis.021.080090
ARDANI, W. et al. Customer satisfaction and behavioral intentions in tourism: A literature review. International Journal of Applied Business and International Management (IJABIM), v. 4, n. 3, p. 84-93, 2019. DOI: https://doi.org/10.32535/ijabim.v4i3.686
BAHADUR, W.; KHAN, A. N.; ALI, A.; USMAN, M. Investigating the Effect of Employee Empathy on Service Loyalty: The Mediating Role of Trust in and Satisfaction with a Service Employee. Journal of Relationship Marketing, v. 19, n. 3, p. 229-252, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/15332667.2019.1688598
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BOLTON, N. R.; GUSTAFSSON, A.; MCCOLL-KENNEDY, J.; SIRIANNI, N. J.; TSE, K. D. Small details that make big differences: A radical approach to consumption experience as a firm’s differentiating strategy. Journal of Service Management, v. 25, n. 2, p. 253-274, 2014. DOI: https://doi.org/10.1108/JOSM-01-2014-0034
BRUM, A. M. Endomarketing de A à Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. Editora Integrare, 2017.
CHANG; S.J.; VAN WITTELOOSTUIJN A.; EDEN, L. Common method variance in international business research, Journal of International Business Studies, v. 41, p. 178- 184, 2010. DOI: https://doi.org/10.1057/jibs.2009.88
FALLER, J. W.; P. D. D. N.; SOUZA S.; NAMPO, F. K.; ORLANDI, F. D. S.; MATUMOTO, S. Instruments for the detection of frailty syndrome in older adults: A systematic review. PLOS ONE, v. 14, n. 4, 2019. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0216166
FEBRABAN. Conheça as iniciativas do setor para minimizar os efeitos do Covid-19. Portal Febraban, 2020. Disponível em: < https://portal.febraban.org.br/pagina/3277/1101/pt-br/covid-19 >. Acesso em: 19 de out. de 2020.
FEBRABAN. Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2020. Portal Febraban, 2020. Disponível em: <https://cmsportal.febraban.org.br/Arquivos/documentos/PDF/Pesquisa%20Febraban%20de%20Tecnologia%20Banc%C3%A1ria%202020%20VF.pdf >. Acesso em: 19 de out. de 2020.
FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. RAUSP Management Journal, v. 35, n. 3, p. 105-112, 2000.
HAIR, J. F.; HULT, T. M.; RINGLE, C. M. E.; SARSTEDT, M. A Primer on Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM). Los Angeles: SAGE, 2014.
HAUSKNECHT, D. C. Measurement scales in customer satisfaction/dissatisfaction. Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behaviour, v. 3, p. 1-11, 1990.
HESKETT, J. L.; SASSER JR., W. E.; SCHLESINGER, L. A. The Service Profit Chain. The Free New York: Press, 1997.
JONES, T. O.; SASSER JR., W. E. Why satisfied customers defect. Harvard Business Review, v. 73, n. 6, p. 88-99, 1995.
KASIRI, L. A.; CHENG, K. T. G; SAMBASIVAN, M.; MD. SIDIN, S. Integration of standardization and customization: Impact on service quality, customer satisfaction, and loyalty. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 35, p. 91-97, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2016.11.007
KHAN, I.; RAHMAN, Z. Brand experience and emotional attachment in services: the moderating role of gender. Service Science, v. 9, n. 1, p. 50–61, 2017. DOI: https://doi.org/10.1287/serv.2016.0169
KHRAIWISH, A. et al. The differential impacts of customer commitment dimensions on loyalty in the banking sector in Jordan: Moderating the effect of e-service quality. International Journal of Data and Network Science, v. 6, n. 2, p. 315-324, 2022. DOI: https://doi.org/10.5267/j.ijdns.2022.1.006
KLINE, T. J. B.; SULSKY, L. M.; REVER-MORIYAMA, S. D. Common method variance and specification errors: A practical approach to detection. Journal of Psychology: Interdisciplinary and Applied, v. 134, n. 4, p. 401–421, 2000. DOI: https://doi.org/10.1080/00223980009598225
KOTLER, Philip. Administração de Marketing: A Edição do Novo Milénio. Prentice Hall, São Paulo, 2000.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
LEVESQUE, T.; MCDOUGALL, G. H. G. Determinants of customer satisfaction in retail banking. International Journal of Bank Marketing, v. 14, n. 7, p. 12-20, 1996. DOI: https://doi.org/10.1108/02652329610151340
MACIEL, A. R.; MARTINS, V. A. Percepção da Qualidade em Serviços Contábeis: Estudo de Caso em um Escritório Contábil em Foz do Iguaçu/PR. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, v. 6, n. 2, p. 95-113, 2018. DOI: https://doi.org/10.18405/RECFIN20180206
MARTINS, E. C. B.; SERRALVO, F. A.; JOÃO, B. N. Teoria do Comportamento Planejado: uma aplicação no mercado educacional superior. Gestão e Regionalidade, v. 30, n. 88, 2014. DOI: https://doi.org/10.13037/gr.vol30n88.2292
MENDES, B. F. et al. Estratégias de relacionamento no segmento bancário: Um estudo com um banco do Nordeste do Brasil e seus clientes de micro e pequenas empresas. Revista Eletrônica de Administração, v. 16, n. 2, p. 367-386, 2018.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Coronavírus: linha do tempo. Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: < https://coronavirus.saude.gov.br > Acesso em: 27 de jun. de 2020.
MOUTINHO, L.; SMITH, A. Modelling bank customer satisfaction through mediation of attitudes towards human and automated banking. International Journal of Bank Marketing, v. 18, n. 3, p. 124-34, 2000. DOI: https://doi.org/10.1108/02652320010339699
NYSVEEN, H.; PEDERSEN, P. E.; SKARD, S. Brand experiences in service organizations: exploring the individual effects of brand. Journal of Brand Management, v. 20, n. 5, p. 404–423, 2013. DOI: https://doi.org/10.1057/bm.2012.31
QUEIROGA, F. Orientações para o home office durante a pandemia da COVID-19. Rio Grande do Sul: Artmed Editora, 2020.
REICHHELD, F. et al. Loyalty-Based Management. Harvard Business Review, v. 71, n. 2, 2013.
ROD, M.; ASHILL, N. J.; GIBBS, T. Customer perceptions of frontline employee service delivery: A study of Russian bank customer satisfaction and behavioral intentions. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 30, p. 212–221, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2016.02.005
SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
SERRANO, M. M.; BRAGA, D. Representações Sociais dos Estudantes Universitários sobre o Trabalho e o Emprego. São Paulo: Pepsic, 2020.
SIKDAR, P.; MAKKAD, M. Online banking adoption: A factor validation and satisfaction causation study in the context of Indian banking customers. International Journal of Bank Marketing, v. 33, n. 6, p. 760-785, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/IJBM-11-2014-0161
SOUSA, M. V. Fatores intervenientes para a Intenção Comportamental Pró- Inovação em micro e pequenas empresas de tecnologia da informação. Dissertação (Mestrado em Administração) - Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas, Fundação Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 97p. 2017.
TSOGTGEREL, G.; TUVSHINBAT, M. Impact of Service Quality on Consumer Satisfaction: The Case of Khaan Bank in Mongolia. International Journal of Business Management and Economic Review, v. 2, n. 3, 2019. DOI: https://doi.org/10.35409/IJBMER.2019.6776
TOSTES, A.; MELO FILHO, H. (Ed.). Quarentena: reflexões sobre a pandemia e depois. São Paulo: Canal 6 Editora, 2020.
TUNCER, İ.; UNUSAN, C.; COBANOGLU, C. Service quality, perceived value and customer satisfaction on behavioral intention in restaurants: An integrated structural model. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, v. 22, n. 4, p. 447-475, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/1528008X.2020.1802390
VERHOEF, P. C.; LEMON, K. N.; PARASURAMAN, A.; ROGGEVEEN, A.; TSIROS, M.; SCHLESINGER, L. A. Customer experience creation: determinants, dynamics and management strategies. Journal of Retailing, v. 85, n. 1, p. 31-41, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jretai.2008.11.001
ZACHARIAS, M. L. B.; FIGUEIREDO, K. F.; ALMEIDA, V. M. C. Determinantes da satisfação dos clientes com serviços bancários. RAE, v. 7, n. 2, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1676-56482008000200002
ZANINI, E. Melhorando a qualidade de atendimento e prestação de serviços. Biblioteca 24horas, 2016.
ZEITHAML, V.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. Marketing de serviços: A empresa com foco no cliente. 6. ed. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1969 Larissa Cristina Miranda Alves, Nádia Carvalho, Alyce Cardoso Campos, Rita de Cássia Leal Campos, Gustavo Nunes Maciel (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).