VALORES ORGANIZACIONAIS: PREDITORES DO BEM-ESTAR NO TRABALHO?
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol33n99.4091Resumo
Este estudo teve o propósito de compreender a influência dos valores organizacionais sobre a percepção de bem-estar no trabalho, na perspectiva dos colaboradores de um hospital público de ensino. Por meio de uma survey, 351 servidores responderam ao questionário, elaborado a partir dos modelos IPVO, de Oliveira e Tamayo, e EPBO, de Dessen e Paz. Os principais resultados encontrados expõem que os valores organizacionais prioritários da instituição foram prestígio, conformidade e realização. Em relação ao bem-estar no trabalho, a maior incidência foi atribuída aos fatores valorização, realização e identificação com a organização. As análises de regressão múltipla revelaram que o modelo representado pela variável dependente identificação com a instituição (fator de bem-estar) apresentou o maior valor, evidenciando que 24,5% da variância do fator pode ser explicada pelos valores preocupação com a coletividade e prestígio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Liane Terezinha Braga Rissi, Tais de Andrade, Vania de Fátima Barros Estivalete, Jefferson Menezes de Oliveira, Vívian Flores Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).