O EFEITO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO TURÍSTICA INTERNACIONAL NA COMERCIALIZAÇÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol34n101.3868Resumo
O governo brasileiro lançou em 2012 uma nova campanha publicitária buscando colocar o Brasil entre os maiores provedores de turismo até 2022. Nesse contexto, o objetivo da pesquisa foi avaliar qual o efeito da promoção turística internacional sobre a venda de destinos turísticos brasileiros. A literatura mostra fatores importantes que influenciam positivamente a imagem de um país e as vendas de pacotes turísticos, tais como: eventos turísticos, propaganda, mídias sociais e material promocional. Foi desenvolvido um estudo em duas etapas, uma qualitativa e outra quantitativa. A primeira foi realizada por meio de grupo focal com 10 empresários do setor. Na segunda, foi feita a coleta de dados por meio de um questionário com 105 operadores do mercado turístico brasileiro. Os resultados mostram a grande influência dos eventos, da propaganda e do material promocional sobre a imagem do país e as vendas, ao passo que as mídias sociais mostram-se pouco influentes.
Palavras-chave: Turismo; imagem do país; promoção turística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Patricia de Cássia Gomes Moreira, José Marcos Carvalho de Mesquita, Kleinia dos Anjos Vianna, Mariana Regina Silva Linhares (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).