ANÁLISE DAS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS NA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Geraldino Carneiro de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Cláudia Echevenguá Teixeira Instituto de Pesquisas Tecnológicas

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.3744

Resumo

Este trabalho possui o objetivo de analisar a implantação e a operação das compras públicas sustentáveis na Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do estado de São Paulo. Nas licitações sustentáveis se incluem critérios socioambientais nos editais. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com uma abordagem qualitativa das compras públicas sustentáveis na SMA. Foram analisados documentos, registros de arquivos e entrevistas. O estado de São Paulo é um dos mais organizados em termos de licitações sustentáveis, e a SMA concentra informações tanto em termos estaduais quanto em termos da própria secretaria. No estado de São Paulo, considera-se licitação sustentável o produto ou o serviço que possua o selo Socioambiental e/ou edital que inclua critérios socioambientais. A análise evidenciou os esforços da SMA em realizar compras públicas sustentáveis, no entanto foram identificados alguns problemas quanto a sua efetiva contribuição socioambiental. Destaca-se que não existe uma classificação das licitações sustentáveis (considera-se a inclusão de qualquer critério sustentável) e que não há uma profissionalização (ausência de padronização e de pesquisas).

Palavras-chave: Licitações sustentáveis; implantação; operação.

Downloads

Biografia do Autor

Geraldino Carneiro de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), Brasil

Cláudia Echevenguá Teixeira, Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Bióloga pela Universidade de Caxias do Sul, mestre em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas, doutora em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade de Sherbrooke, Canadá, e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, São Paulo (SP), Brasil

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

Araújo, G. C. de, & Teixeira, C. E. (2018). ANÁLISE DAS COMPRAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS NA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Gestão & Regionalidade, 34(100). https://doi.org/10.13037/gr.vol34n100.3744
José Orcélio do Nascimento, Raquel da Silva Pereira, Marcus Vinicius Moreira Zittei, Anderson Gedeon Buzar Reis, Simona Adriana Banacu dos Santos, Ricardo Pereira Trefiglio, Rosana Nakajune dos Santos Rodrigues (2024)
Compras sostenibles del tribunal regional electoral del estado de São Paulo. Revista de Gestão e Secretariado, 15(8), e4056.
10.7769/gesec.v15i8.4056
Marcelo Garcia Cardoso, Tatiane Ragnini Picoreli, Marlene Valério dos Santos Arenas, Valmir Batista Prestes De Souza (2023)
Sustainable Public Procurement: a Bibliometric Survey. Revista de Gestão Social e Ambiental, 17(1), e03155.
10.24857/rgsa.v17n1-011
Cristina Márcia de Menezes Butakka, Fabiana Aparecida Caldart Rodrigues , Sandra Mariotto, Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira , Rosina Djunko Miyazaki (2023)
Ecologia e coexistência de Aedes aegypti (Linnaeus 1762) e Aedes (Ste.) albopictus (Skuse 1894) em dois parques estaduais em Cuiabá, MT, Brasil. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, 57(4), 665.
10.5327/Z2176-94781451