FATORES CONDICIONANTES DA FORMAÇÃO DE UMA REDE HORIZONTAL ENTRE FRANQUEADAS

Autores

  • Luiz Henrique Figueira Marquezan , Professor do Curso de Ciências Contábeis - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA Autor
  • Marcos Antonio de Souza , Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS Autor

DOI:

https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2597

Resumo

O objetivo do artigo é identificar os fatores condicionantes da formação de uma rede horizontal entre franqueadas para atividades de compras. Trata-se de um estudo de caso único, desenvolvido com abordagens descritiva e qualitativa, realizado no segundo semestre de 2013. Foram pesquisados documentos de 2011 a 2013, observadas rotinas da operacionalização e entrevistados três integrantes da rede. Os principais resultados indicam que ambiente de franquias contribuiu para aproximação dos participantes da rede, pelo conhecimento prévio e atuação conjunta, reduzindo incertezas e promovendo maior confiança. No entanto, eleva os riscos pelo aumento da confiança, tais como a não previsão do tratamento de litígios entre os participantes e os fornecedores e desistências de integrantes. Também limita a expansão da rede para categorias de compras e entrada de novos parceiros. O ambiente é restrito entre as empresas da franquia e os materiais primários são regulados pela franqueadora, impedindo ganhos com esses fatores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiz Henrique Figueira Marquezan, , Professor do Curso de Ciências Contábeis - Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

    Doutorando em Ciências Contábeis - UNISINOS

    Mestre em Ciências Contábeis - UNISINOS

    Especialista em Controladoria e Finanças - UFSM

    Bacharel em Ciências Contábeis - UFSM

  • Marcos Antonio de Souza, , Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNISINOS

    Doutor em Controladoria e Contabilidade - FEA/USP

Downloads

Publicado

2015-03-27

Como Citar

FATORES CONDICIONANTES DA FORMAÇÃO DE UMA REDE HORIZONTAL ENTRE FRANQUEADAS. (2015). Gestão & Regionalidade, 31(91). https://doi.org/10.13037/gr.vol31n91.2597