Análise Comparativa entre os Currículos dos Cursos de Ciências Contábeis das Universidades do Estado de Santa Catarina Listadas pelo MEC e o Currículo Mundial Proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR
DOI:
https://doi.org/10.13037/gr.vol25n75.186Resumo
A harmonização das normas contábeis tornou-se um caminho sem volta; por isso, cada vez mais, o mercado requer contadores aptos a atuar dentro e fora do País. Daí a importância da inserção de disciplinas voltadas à contabilidade internacional nos currículos das instituições de ensino superior. Visando a uniformizar o ensino da contabilidade, a Organização das Nações Unidas (ONU) - por meio da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e do Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (Isar) - desenvolveu um currículo para servir de guia na formulação dos currículos dos cursos superiores em Ciências Contábeis de todo o mundo (UNCTAD, 1999). Neste estudo, objetiva-se averiguar se os currículos dos cursos de Ciências Contábeis das universidades de Santa Catarina, listadas pelo Ministério da Educação (MEC), estão se adaptando ao currículo mundial proposto pela ONU/Unctad/Isar. Para tanto, compararam-se os currículos de 12 universidades ao currículo mundial apresentado pela ONU/Unctad/Isar. Os resultados demonstram que 88,27% das disciplinas dos currículos pesquisados estão adaptadas ao currículo mundial; no entanto, apenas quatro das universidades pesquisadas ofertam Contabilidade Internacional como disciplina obrigatória.
Palavras-chave: currículo mundial, ensino da contabilidade, harmonização contábil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Aline Oliveira Czesnat, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Maria José Carvalho de Souza Domingues (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/
licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. - Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).