CONTRIBUIÇÕES DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA UNILAB PARA A REGIÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ E PAÍSES LUSÓFONOS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9693Palabras clave:
formação docente, Ciências Biológicas, estágio supervisionadoResumen
A pesquisa investigou a importância do estágio supervisionado na Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, envolvendo 37 estudantes e egressos do curso. A pesquisa descritiva e qualitativa buscou compreender como o estágio contribui na formação de futuros professores de Ciências/Biologia. Os resultados demonstraram que o estágio serve como ponte entre teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas e pedagógicas, além de proporcionar um crescimento pessoal e profissional dos participantes. Notou-se uma diversidade de experiências prévias com práticas pedagógicas entre os participantes, que sugeriram uma melhor integração das mesmas desde o início do curso. Os principais desafios observados pelos participantes envolveram aspectos estruturais, pedagógicos e pessoais, maior integração de atividades práticas e ampliação da duração do estágio nas escolas. O estudo destaca, portanto, a importância do estágio na preparação de professores de Ciências/Biologia, com uma formação voltada para a confiança e experiência prática diversificada.
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