AVALIAÇÃO EXTERNA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE UMA TURMA DE 5º ANO: AVALIAÇÃO OU REGULAÇÃO?

External evaluation in the work organization of a 5th grade class: "evaluation" or regulation?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9248

Palavras-chave:

Qualidade educacional, Trabalho pedagógico, neoliberalismo

Resumo

Este artigo aborda a materialidade das políticas de avaliação externa em uma sala de 5º ano de uma escola pública, localizada na cidade de Uberlândia/MG. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e análise dos dados que emergiram da pesquisa de campo, tendo como objetivo refletir sobre desdobramentos das avaliações externas na organização do trabalho pedagógico. Com a hegemonia neoliberal, as avaliações assumiram uma centralidade na obtenção da congruência das agendas entre mercado e governos, atrelando a qualidade educacional ao desempenho dos alunos nas avaliações. Na escola observada, as avaliações eram o cerne da organização do trabalho pedagógico, instituindo-se um ritual avaliativo, que exercia um controle e pressão nos sujeitos. Identificamos que, quase sempre, as avaliações chegavam à escola de forma confusa, desprovidas de sentido e desconexas do cotidiano e práticas da docente.

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Biografia do Autor

  • Mayara Duarte Pelegrini, Universidade Federal de Uberlândia

    Mestre em Educação, na linha de Estado, Política e Gestão da Educação, na Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora de Educação Especial na Escola de Educação Básica

  • Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp. Professora da Faculdade de Educação/Faced/UFU, na graduação trabalha com Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Docente do Programa de Pós-Graduação (PPGED/Faced), vinculada à Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação. Atualmente é diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Quadriênio 2022-2026).

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO