AOS PROFESSORES E PROFESSORAS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA OS ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n13.8618Palavras-chave:
diferença, formação de professores, produção de subjetividade.Resumo
Este texto trata da diferença - limite a partir do qual os outros passam a existir e se fazerem problema para nós - compreensão resultante da classificação e ordenação fundamentada no positivismo, que marcou a pedagogia normalizadora. A filosofia da diferença oferece uma nova concepção quando Deleuze questiona todos os pressupostos que constroem o pensamento binário. Ao mesmo tempo Foucault alerta sobre as formas como estabelecemos nossas relações. Nelas, o professor produz subjetividades assujeitadas ou críticas. Importa então perguntar: o que posso fazer? O que sei fazer? O que consigo fazer? Questionamentos que passam pelo cuidado de si que exigem o cuidado com os outros. Essas reflexões levam este texto a problematizar as manifestações da diferença e das formas de exercício do poder na escola, o acontecimento e a resistência na sala de aula, a importância do estudo da leitura e da
escrita e a formação de professores.
Downloads
Referências
LOURO, Guacira Lopes. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 541-533, 2001.
ANDRADE, Maria Celeste de Moura. Cidadania, Cultura e Diferença na Escola. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 26., 2004, Caxambu-MG. Anais [...]. Caxambu: Anped, 2004.
CAMARGO, Ana Maria F. Ensinar e Aprender na Formação Docente: uma problematização. In: ENCONTRO REGIONAL DE DIDÁTICA E PRATICA DE ENSINO - ENDIPE, 14., 2008, Porto Alegre. Anais [...], 2008, p 01-10.
CAMARGO, Ana Maria F. Sala de Aula e Cotidiano Escolar. In: CAMARGO, Ana Maria. F.; MARIGUELA, Márcio (Org.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha, 2007. p. 53-72.
CONTRERAS, José Domingo. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula: uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003.
ELLSWORTH, Elizabeth. Why doesn't this feel empowering? Working through the repressive myths of critical pedagogy. Harvard Educational Review, v. 59, n. 3, p. 297-324, 1989.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade III: o cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, p. 169-78, jul.-dez./2002.
GALLO, Sílvio. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, Ana M. F.; MARIGUELA, Márcio (Org.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha, 2007. p. 21-40.
ORTEGA, Francisco. Amizade e estética da existência em Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1999.
GENTILLI, Pablo. Um sapato perdido (Ou quando os olhares "sabem" olhar). In: GENTILLI, Pablo; ALENCAR, Chico. Educar na esperança em tempos de desencanto. Petrópolis: Editora Vozes, 2001, p. 27-43.
GIROUX, Henry. Pedagogia crítica, política cultural e o discurso da experiência. In: GIROUX, Henry . Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 123-144.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.
LARROSA, Jorge. Tecnologias do eu e educação. In: SILVA, Tomaz T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis (RJ): Vozes, 1999. p. 35-86.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan.- abr./2002.
PEREIRA, Marcos V. Políticas públicas em educação e o alastramento da má consciência. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO/ENDIPE — Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, 12., Recife, 2006. Anais [...]. Recife, 2006.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
VEIGA-NETO, Alfredo. De geometrias, currículo e diferenças. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, Agosto/2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 1969 Ana Maria Faccioli Camargo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND







