A SEXUALIDADE NA PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS EM DISCUSSÃO NO AMBIENTE ESCOLAR: VAMOS INICIAR OS DEBATES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol7n14.8615

Palavras-chave:

sexualidade, diferenças, igualdade e diferenças, temas transversais, ensino de ciências.

Resumo

Esse trabalho discute posicionamentos pedagógicos envolvidos no desdobrar da educação como um direito à igualdade e à diferença, considerando a temática da sexualidade na perspectiva dos direitos humanos. Os documentos normativos, como os PCNs e a BNCC, apresentam o tema a partir da transversalidade e do ensino de Ciências, estando timidamente citado dentro do currículo. Realizamos uma pesquisa com 20 professores da educação básica e propomos reflexões sobre situações de tensão e os meios para administrá-las no ambiente escolar. Trata-se de um estudo exploratório de natureza descritiva com o uso da metodologia qualitativa e, para tratar os dados, fizemos uma análise textual discursiva. O resultado indica que a maioria dos respondentes defendem a pauta dos direitos humanos como importante para ser debatida dentro das escolas, além de trazer elementos que confirmam sobre a necessidade de ampliar as ações que considerem a diversidade no contexto escolar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Maria Estevam Marques, Universidade Federal de São Carlos

    Doutoranda em Educação, Universidade Estadual de Campinas. 

  • Elaine Gomes Matheus Furlan, Universidade Federal de São Carlos

    Doutora em Educação, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. 

  • Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos

    Doutor em Educação, Universidade Federal de São Carlos, campus Araras. 

Referências

ASSIS, Greice Ayra Franco; SOUZA, Ediane Eduão Ferreira de; BARBOSA, Adriana Gonçalves. Sexualidade na escola: desafios e possibilidades para além dos PCNS e da BNCC. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 13662-13680, 2021.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, BrasiÌlia, 23 de dezembro de 1996. DisponiÌvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 18 jul. 2020.

BRASIL, MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília: Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão, 2013. Disponível em: .

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Apresentação. Brasília: MEC, 2015.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Segunda versão revista. Brasília: MEC, 2016.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Terceira versão revista. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica. Brasília, 2019.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e direitos humanos. DHNET. 2003. Disponível em: Acesso em: 16 jul.2020.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de educação, v. 13, n. 37, p. 45-56, 2008a.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas, v. 10, p. 13-37, 2008b.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. Revista Múltiplas Leituras, v. 2, n. 1, p. 65-82, 2009.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, 2011.

CANDAU, Vera Maria. Diferenças culturais, interculturalidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, v. 33, n. 118, p. 235-250, 2012.

CANDAU, Vera Maria; PAULO, Iliana; ANDRADE, Marcelo; LUCINDA, Maria da Consolação; SACAVINO, Susana; AMORIM, Viviane. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). Cortez Editora, 2016.

CANEN, A. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Comunicação e política, v. 25, n. 2, p. 91-107, 2007.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IANNI, O. (1996). Globalização e transculturação. Revista de ciências humanas, 14(20), 139- 170.

KINCHELOE, J.L. & STEINBERG, S.R. Changing multi-culturalism. Buckingham: Open University Press, 1997.

LEITE, Lara Casarim; DE CASTRO, Roney Polato; FERRARI, Anderson. Gênero na BNCC de ciências da natureza: buscando brechas para outros currículos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 390-409, 2021.

LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. O corpo educado: pedagogias da sexualidade, v. 2, 1999.

McLAREN, P. Multiculturalismo crítico. Trad. Bebel Orofino Shaefer. São Paulo: Cortez, 1997.

MELLO, Roseli Rodrigues de.; BRAGA, Fabiana Marini.; GABASSA, Vanessa. Comunidades de aprendizagem: outra escola é possível. São Carlos, EDUFSCar, 2012.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

OLIVEIRA, José Clóvis Pereira; OLIVEIRA, Antônio Leonilde; MORAES, Francisco de Assis Marinho; SILVA, Gessione Morais da; SILVA, Cícero Nilton Moreira. O questionário, o formulário e a entrevista como instrumentos de coleta de dados: vantagens e desvantagens do seu uso na pesquisa de campo em ciências humanas. In: Anais do III Congresso Nacional de Educação. Rio Grande do Norte. 2013. Disponível em https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2016/TRABALHO_EV056_MD1_SA13_ID8319_03082016000937.pdf>.

SILVA, Ricardo Desidério da. A exclusão da temática sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental na bncc e seus reflexos para o ensino de ciências. Horizontes-Revista de Educação, v. 8, n. 15, p. 98-112, 2020.

XAVIER, Mariana Nô; OLIVEIRA, Shirlene da Silva; Gomes; DIAS, Viviane Borges. O debate de gênero e sexualidade e a formação de professoras/es de Ciências e Biologia: da LDB à Base Nacional Comum para a Formação de Professores. XIII ENPEC ENPEC EM REDES, 2021.

ZOMPERO, Andreia Freitas; LEITE, Cristiane Mota, GIANGARELLI, Douglas Caldeira; BERGAMO, Maurílio Cristiano. A TEMÁTICA SEXUALIDADE NAS PROPOSTAS CURRICULARES NO BRASIL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 9, n. 1, p. 101-114, 2018.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)