PRINCESAS PRETAS EXISTEM SIM! CONSIDERAÇÕES SOBRE A LEITURA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM SALA DE AULA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE ÉTNICO-RACIAL DE CRIANÇAS NEGRAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.8986

Palavras-chave:

Literatura Infantil, Reconhecimento, Educação Antirracista

Resumo

Neste artigo, a obra "Bucala: a pequena princesa do Quilombo do Cabula" (2019), de autoria de Davi Nunes, é apresentada com o objetivo de promover, em sala de aula, a valorização da identidade racial negra, o sentimento de pertencimento e a elevação da autoestima de meninas e meninos negros por meio da literatura infantil. O trabalho parte da necessidade de ações pedagógicas que propiciem um olhar contra-hegemônico sobre a representatividade étnico-racial, permitindo que as crianças negras vivenciem um ambiente de valorização e empoderamento a partir de um repertório literário que tenha protagonistas que lhe sirvam de referência e dialoguem com elas. Faz-se uma discussão acerca da necessidade de se romper com os estereótipos historicamente construídos de princesas e príncipes de inspiração eurocêntrica, ainda presentes na literatura infantil, para uma educação antirracista e que auxilie na construção de uma sociedade justa e sem discriminação.

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Biografia do Autor

  • Anna Paula Bahia Pessanha Lima, Colégio Pedro II

    Mestranda do programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II. Membro pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação e Diversidade (LEDi-CPII). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6742-691X. E-mail: apb.pessanha@hotmail.com. Rua Bernardo de Vasconcelos, 941- Realengo, Rio de Janeiro/RJ. CEP: 21710-261.

  • Rogerio Mendes de Lima, Colégio Pedro II

    Doutor em Ciências Humanas/Sociologia pelo IFCS/UFRJ. Professor Titular do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II. Docente do Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Ensino de Sociologia do Campus Realengo II.

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Publicado

2023-10-24

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO