ARTE EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES: UM ESTUDO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS ARTÍSTICAS NA CIDADE DE SANTO ANDRÉ

Autores

Palavras-chave:

Arte-educação, Formação cultural, Educação não formal, Santo André/SP

Resumo

O artigo é resultado de um levantamento realizado na cidade de Santo André/SP, entre 2019 e 2020. O estudo visava mapear trabalhos artísticos oferecidos na cidade, considerando as quatro linguagens obrigatórias presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9.394/1996): dança, teatro, música e artes visuais. Nosso interesse era analisar como essas linguagens são apresentadas ao público infantil nos equipamentos culturais e de educação não formal. Trata-se de espaços que conseguem ampliar os conhecimentos sobre artes, além de fomentar o hábito da apreciação artística - como é o caso do Sesc Santo André, especialmente por manter a regularidade nas apresentações. Para embasar nosso estudo, utilizamos autores como Ana Mae Barbosa, Rosa Iavelberg e Jorge Larrosa Bondía, fundamentais para pensar arte a partir de seu potencial reflexivo e sensível, não como entretenimento.   

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kamila Lopes Garcia, , , Estácio Santo André

    Graduanda em Pedagogia pela Estácio de Santo André.

  • Raquel Alves Rodrigues, , , Estácio de Santo André

    Graduanda em Pedagogia pela Estácio de Santo André.

  • Virgínia Lais Souza, PUC/SP Estácio Santo André
    Possui Doutorado (2017) e Mestrado (2013) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Graduação em Comunicação das Artes do Corpo (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com habilitação em dança e performance, e Graduação em Pedagogia (2013) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente de graduação na Faculdade Estácio de Santo André e na pós graduação da PUC/SP, no curso de Especialização na Técnica Klauss Vianna. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Técnica Klauss Vianna, certificado pelo CNPq e coordenado por Neide Neves. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Educação e Gênero, na Estácio Santo André. Bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da ESTÁCIO SANTO ANDRÉ.

Referências

ALVES, RUBEM. A complicada arte de ver. Folha de S. Paulo, 2004. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u947.shtml. Acesso em: 6 ago. 2020.

BARBOSA, Ana Mae. Notas sobre as histórias da democratização do ensino da Arte. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 14-22, jan./abr. 2020.

BARBOSA, Ana Mae. Síntese da Arte-Educação no Brasil: duzentos anos em seis mil palavras. Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 19-39, jul./dez. 2016.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira Educação, Rio de Janeiro, n.19, p. 20-28, abr. 2002.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 13 ago. 2020.

CHIOVATTO, Milene. O professor mediador. In: HELGUERA, Pablo (org.). Mediação -traçando território. Porto Alegre: Fundação Bienal do Mercosul, 2011.

CONSIGLIO, Thiago. Perspectivas da educação nos museus de artes: tradução e leitura. In: TOJO, Joselaine; AMARAL, Lilian (org.). Rede de Redes [recurso eletrônico] - diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.sisemsp.org.br/redederedes/. Acesso em: 29 jul. 2020.

GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal nas instituições sociais. Revista Pedagógica. Chapecó, v. 18, n. 39, p. 59-75, set./dez. 2016.

IAVELBERG, ROSA. O professor em foco na arte-educação contemporânea. Revista GEARTE, Porto Alegre, v. 3, n. 1, p. 82-95, jan./abr. 2016.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê?. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SESC. Disponível em: https://www.sescsp.org.br/. Acesso em: 29 jul. 2020.

TEIXEIRA, Kelly Cecilia. Um olhar para a Mediação Cultural no Sesc São Paulo. In: TOJO, Joselaine; AMARAL, Lilian (org.). Rede de Redes [recurso eletrônico] - diálogos e perspectivas das redes de educadores de museus no Brasil. São Paulo, 2018. Disponível em: https://www.sisemsp.org.br/redederedes/. Acesso em: 29 jul. 2020.

VIEIRA, JORGE A; RAY, Sonia. Teoria do conhecimento e arte. Revista Música Hodie, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 11-24, 2009.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)