OFICINAS DE TEATRO DO OPRIMIDO NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE AUTOCONHECIMENTO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol10.9862

Palabras clave:

Opressão, Conscientização, Teatro

Resumen

Este artigo surge de um relato de experiências sobre oficinas de Teatro do Oprimido realizadas em 2022, durante um período de quatro dias, com uma turma de terceiro ano do ensino médio no município de Santa Maria - RS. O objetivo geral das oficinas foi levar os estudantes a refletirem sobre suas experiências de opressão, tanto como oprimidos quanto opressores, e a buscarem soluções ou, ao menos, uma compreensão mais profunda sobre si mesmos e os outros. Como resultado, os alunos desenvolveram uma maior conscientização crítica de suas realidades, utilizando o teatro como linguagem de empoderamento, expressão e reflexão, possibilitando a construção de uma nova perspectiva sobre suas próprias vivências de opressão.

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Biografía del autor/a

  • Fernando Russo Costa do Bomfim, Fundação Hermínio Ometto

    Doutor em Ciências Aplicadas, UNESP. Professor da Fundação Hermínio Ometto.

  • Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia

    Mestre em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2025-11-30

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