MÚSICA E DISCIPLINA NA ESCOLA BRASILEIRA: ALGUNS APONTAMENTOS.

Authors

  • Eliane Hilario da Silva Martinoff
  • Alexandre José de Abreu State University of Campinas (UNICAMP) image/svg+xml
  • Mônica Augusto

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol1n2.4304

Abstract

O presente artigo traz algumas ponderações sobre a prática e o ensino musical no Brasil. Buscou-se refletir sobre alguns períodos da trajetória do ensino de música na escola brasileira a partir da chegada dos jesuítas até os dias atuais, com o intuito de compreender a situação atual, após o advento da lei 11.769, que estabelece a música como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo no ensino de Arte. A fundamentação teórica está alicerçada em Foucault (2008) e a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Concluiu-se que, mesmo não havendo no Brasil uma tradição de ensino interdisciplinar, especialmente na área de música, é preciso aprender com o passado e buscar práticas que considerem a cultura nacional, em suas diversas especificidades, bem como o conhecimento acumulado através dos tempos, visando a possibilidade de criação de novos conhecimentos na área.

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Author Biographies

  • Eliane Hilario da Silva Martinoff
    Professora do curso de Pedagogia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) nas disciplinas Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil e Metodologia e Prática do Ensino de Arte.
  • Alexandre José de Abreu, State University of Campinas (UNICAMP)
    Músico na Universidade Estadual de Campinas
  • Mônica Augusto
    Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo , Brasil

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Published

2016-12-16

Issue

Section

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO