REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE AVALIAÇÃO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL (2001-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol8.9234

Palavras-chave:

avaliação, educação infantil, produção do conhecimento

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o contexto das pesquisas sobre avaliação para educação infantil. De natureza quali-quantitativa assume como método a revisão integrativa, apresenta como fontes 46 artigos mapeados a partir de indexadores. A técnica de organização e análise das fontes mobilizou conceitos da bibliometria. Os resultados evidenciaram que a produção acadêmica possui duas características, estudos sobre a prática avaliativa e sobre a qualidade da educação infantil. Evidencia o aumento de produção científica sobre o tema, especialmente a partir de 2017, também indicou a existência de três periódicos que se destacam na divulgação da temática em tela. Conclui que os estudos com maior recorrência de citação impactam na característica da publicação científica sobre o tema, marcando a produção científica em torno da corrente que debate a avaliação da educação infantil.

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Biografia do Autor

Diego Tarcísio Matos de Sousa e Souza, Prefeitura Municipal de Ipixuna do Pará-PA

Graduado em Pedagogia pela UCESP, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins. É professor efetivo do municipio de Ipuxuna do Pará-PA.

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Teoria e Planejamento do Instituto de Educação da UFRRJ, lecionando no curso de graduação em Educação Física, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEduc) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Vice-líder do Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres (NAIF) e Líder do Grupo de Pesquisa em Docência na Educação Física (GPDEF).

Vicente Cabrera Calheiros, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, membro do KAIRÓS - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas/UFSM e do GIPEF - Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Fisica/UFT. É professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação Profissional - ProEF. 

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação Física - Ufes, Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFT; Docente do Curso de Licenciatura em Educação Física/UFT; Líder do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física e Membro do Institudo de Pesquisas em Educação e Educação Física - PROTEORIA/Ufes.

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Publicado

2023-12-19

Edição

Seção

DOSSIÊ AVALIAÇÃO EM FOCO