ANÁLISE ECOLÓGICA DO ENSINO INFANTIL E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol5n9.6193

Abstract

O estudo resulta da Inserção Ecológica no contexto do ensino infantil de Cáceres - MT. Propõe-se em analisar esse contexto em seus aspectos pedagógicos e estruturais, o perfil dos professores e as relações destes elementos com os conteúdos da Educação Física. Participaram coordenadoras e/ou diretoras e professores/as pedagogos/as de oito instituições públicas de Educação Infantil. Para obtenção dos dados foram realizadas observações dos espaços e infraestrutura das instituições, diário de campo nas entrevistas com os gestores e aplicação de questionários com os/as professores/as. Os dados foram analisados a partir da análise descritiva e temática. Enquanto conclusões destaca-se a influência das políticas públicas, as limitações nos espaços e infraestrutura das instituições e as fragilidades na formação inicial dos professores/as no que se refere ao trato pedagógico dos conteúdos da Educação Física na Educação Infantil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Leila Maira Borre, Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT), Cáceres.
    Licenciada em Educação Física pela Faculdade FASIPE (2012), Especialista em Educação Física Escolar na Faculdade de Sinop - FASIP (2014). Tem experiência na área de Educação Física Escolar, com ênfase em Educação Física Infantil e Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2019). Professora da rede estadual de ensino de Mato Grosso.
  • Riller Silva Reverdito, Docente na Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT) de Cáceres-MT e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Cuiabá - MT.
    Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Adventista de São Paulo (FAH/UNASP), Mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (FACIS/UNIMEP), na área de concentração Movimento Humano, Cultura e Educação, e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), na área de Biodinâmica do Movimento e Esporte. Atualmente é docente na Faculdade de Ciências da Saúde, curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso (FACIS/UNEMAT) e do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atua na área de Educação Física e Esporte, na linha de pesquisa Movimento Humano, Esporte e Educação, com ênfase em Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar, Desenvolvimento Positivo dos Jovens e Avaliação de Impacto Social.

Published

2020-07-13

Issue

Section

DOSSIÊ EDUCAÇÃO INFANTIL