CONCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E ENSINO/APRENDIZAGEM SOB A PERSPECTIVA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS)

Autores

  • Tatiana Comiotto Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)
  • Karoline dos Santos Tarnowski Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)
  • Lucas Ribeiro de Laia Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)
  • Rubia Ana Millnitz Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)
  • Thais Hardt Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)
  • Lorena Silva de Andrade Dias Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5841

Resumo

Pesquisas de cunho científico relacionadas ao campo educacional, propõem um aprimoramento e uma compreensão mais profunda dos educadores frente às suas próprias concepções de didática, ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Este artigo, referente a um estudo com discentes do curso de Licenciatura em Física da UDESC/Joinville, tem como objetivo identificar as concepções quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica, a partir de um questionário aberto, realizado com 26 acadêmicos matriculados entre a 1ª e a 8ª fase do curso, presentes em sala de aula no dia de sua aplicação. Os resultados demonstraram que, os acadêmicos não possuem uma ampla visão em relação a CTS e que os mesmos procuram uma prática pedagógica menos apoiada em uma pedagogia tradicional e mais próxima ao cotidiano de seus alunos. As questões abordadas na pesquisa demostram concepções superficiais de alguns alunos ao longo do curso e a necessidade de reflexão sobre estas percepções.

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Biografia do Autor

Tatiana Comiotto, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT)

Karoline dos Santos Tarnowski, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT)

Lucas Ribeiro de Laia, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)

Licenciando em Química - UDESC/CCT

Rubia Ana Millnitz, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)

Licencianda em Química - UDESC/CCT

Thais Hardt, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)

Licencianda em Química - UDESC/CCT

Lorena Silva de Andrade Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina - Centro de Ciências Tecnológicas (UDESC/CCT)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT)

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Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO