O ENSINO DE ASTRONOMIA NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL/PR: UM OLHAR PARA O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5777Palavras-chave:
Processos de Ensino e Aprendizado, ensino de ciênciasResumo
O conteúdo de Astronomia tem se apresentado envolvente, instigante, altamente interdisciplinar e um importante eixo estruturante no currículo. Diante do significativo valor desse conteúdo, e por estar vinculado à disciplina de Ciências no Ensino Fundamental I, o presente trabalho tem como objetivo verificar se o Currículo para a Rede Municipal de Ensino de Cascavel – Anos Iniciais, segue, em questões de conteúdos e metodologias, as orientações desenvolvidas pelas pesquisas científicas sobre o ensino de Astronomia. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo, enfatizando os aspectos do processo de ensino e aprendizado e as principais justificativas para esse ensino. Dos resultados obtidos, verificou-se que o Currículo não contempla algumas especificidades do conteúdo de Astronomia que são sugeridas pela literatura e a metodologia se apresenta superficial, o que compromete um aprendizado consistente.
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