O DIREITO DAS CRIANÇAS À ALFABETIZAÇÃO: UM DESAFIO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Andreia Menarbini Universidade Nove de Julho - UNINOVE
  • Manuel Tavares Gomes Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5616

Palavras-chave:

pnaic, políticas educacionais

Resumo

No Brasil, a alfabetização infantil é um direito previsto em lei e os resultados obtidos, no decorrer da sua história, estão aquém do esperado pela sociedade e pelos órgãos educacionais. Este artigo aborda questões que contextualizam a alfabetização infantil no país, retrata influências internacionais, relata um histórico sobre a alfabetização e perpassa pelas principais políticas nacionais de alfabetização implantadas, com destaque para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa que, na busca da melhora dos índices de desempenho dos alunos, insere em seu atendimento a etapa da Educação Infantil, pela primeira vez na história das políticas públicas de alfabetização.

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Biografia do Autor

Andreia Menarbini, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Doutoranda em Educação pela Universidade Nove de Julho.

Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Santo André e integrante do Grupo de Pesquisa Fundamentos Epistemológicos das Políticas Educacionais (GRUFEPE).

Manuel Tavares Gomes, Universidade Nove de Julho

Doutorado em FILOSOFIA pela Universidade de Sevilha, Espanha(2001)
Professor do Prog. Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho, Brasil

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Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO