DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: UM BALANÇO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS IES PÚBLICAS BRASILEIRAS

Autores

  • Celia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Regina Magna Bonifácio de Araújo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leidelaine Sérgio Perucci Universidade Federal de Ouro Preto
  • Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.

Downloads

Biografia do Autor

Celia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Educação

Regina Magna Bonifácio de Araújo, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Educação

Leidelaine Sérgio Perucci, Universidade Federal de Ouro Preto

Academica de Pedagogia

Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestre em Educação

Referências

AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de; ROCHA, Áurea Maria Costa. Aprender a ensinar, construir identidade

e profissionalidade docente no contexto da universidade: uma realidade possível. In: ANPED. 35., 2012, Porto de

Galinhas, PE. Anais Anped, 2012. Disponível em < http://35reuniao.anped.org.br/ > Acesso em: 27 fev. 2015.

BOGDAN, R. C.; BIBKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos.

Porto: Porto editora, 1994.

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Sílvia Aguiar; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Educação Superior:

a entrada na docência universitária. In: ANPED. 33., 2010, Caxambu, MG. Anais Anped, 2010. Disponível em:

<http://33reuniao.anped.org.br/> Acesso em: 27 fev. 2015

BOLZAN, Doris Pires; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Atividade de produção da docência: a professoralidade

universitária, CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – PARANÁ, 9., 2009, Curitiba. Anais eletrônicos...

Curitiba: DUCERE, 2009. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/programacao.

html>. Acesso em: 27 fev. 2015

CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno; Formar ou preparar para a docência no ensino superior? Eis a questão. In:

ANPED. 35., 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais Anped, 2012. Disponível em < http://35reuniao.anped.org.br/ >

Acesso em: 27 fev. 2015.

DAVID, Ricardo Santos. Formação para o ensino superior: a docência na contemporaneidade. Revista Temas em

Educação, João Pessoa, v.26, n. 1, p. 09-23, jan.-jun. 2017.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

OLIVEIRA, Maria Regina de Carvalho Teixeira de. ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. A docência universitária

em palavras... Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n.

8 jan., jun. 2013.

PIMENTA, S. G., ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior. 3. ed. São Paulo: Cortez

editora, 2008.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e técnicas da pesquisa e do

trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

VIEIRA, H. C. et. al. O uso de questionários via e-mail em pesquisas acadêmicas sob a ótica dos respondentes. In: SEMEAD

SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 13.. Set, 2010. Anais eletrônicos... 2010. Disponível em: < http://

www.pucrs.br/ciencias/viali/recursos/online/inquiries/O%20uso%20de%20question%C3%A1rios%20via%20e-mail%20

em%20pesquisas%20acad%C3%AAmicas%20sob%20a%20%C3%B3tica%20dos.pdf > acesso em: 19 jul. 2018

Downloads

Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO