A QUALIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM UMA CRECHE DO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ (SP)
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5589Resumo
Esta pesquisa-intervenção teve por objetivo analisar a qualidade das práticas educativas de um berçário que atende bebês de 0 a 2 anos de idade, localizado em uma creche do município de Santo André (SP). Buscamos responder as seguintes questões: como as ADI, a estagiária e a professora compreendem o papel da creche? Que concepções de criança e de infância permeiam as práticas educacionais dessas profissionais? Elas consideram a creche como um direito da criança ou da mãe trabalhadora? A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo e o instrumento de coleta de dados foram a observação da prática, discussão em rodas de conversa e reflexões em conjunto com uma professora, duas agentes de desenvolvimento infantil e uma estagiária, nos espaços de reunião. Constatamos que a professora e demais profissionais apresentam divergências de concepções de criança, que dificultam a coesão do grupo de trabalho na condução dos mesmos procedimentos para as diferentes situações e momentos do cuidar e educar.
Palavras-chave: Qualidade na Educação Infantil. Berçário. Práticas educativas.
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