O ENSINO MÉDIO BRASILEIRO:POSSIBILIDADES PARA O SÉCULO XXI

Autores

  • Alessandra Maria Martins Gaidargi Universidade Nove de Julho/SP

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol4n7.5580

Palavras-chave:

ensino médio , ensino técnico

Resumo

As possibilidades para o ensino médio brasileiro no século XXI merecem atenção especial de educadores e pesquisadores da área de educação, tendo em vista a necessidade de um ensino de nível médio de qualidade para o desenvolvimento dos alunos como cidadãos. A discussão entre a necessidade de um ensino de cultura geral vasto, e a possibilidade de sua integração ao ensino técnico para a formação profissional sem prejuízos, é de grande importância para que o ensino voltado aos jovens, uma vez que o ensino médio é o período educacional que proporciona as bases para o ser humano alcançar a maturidade e a plenitude que nortearão sua atuação pessoal e profissional na sociedade.

Downloads

Biografia do Autor

Alessandra Maria Martins Gaidargi, Universidade Nove de Julho/SP

Professora Doutora Alessandra Gaidargi

Área de Educação e Comunicação

Referências

ARROYO, M. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública.

In: GIOVANETTI, M.A., GOMES, N.L. e SOARES, L. (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e

Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FREIRE, P. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.

74

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 4, n. 7, jan./jun. 2019

GRAMSCI, A. Quaderni del cárcere. Edição crítica do Instituto Gramsci de Valentino Gerratana.

Torino: Einaudi Editora, 1975.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Volume 1. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho;

coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 1999.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere. Volume 2. Edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho;

coedição, Luiz Sergio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. — Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,

2001.

KHAN, S. Um mundo, uma escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

MANACORDA, M. A. História da educação: da antiguidade aos nossos dias. São Paulo: Cortez,

2010.

MELO, S.D.G.; DUARTE, A. Políticas para o Ensino Médio no Brasil: Perspectivas para a

universalização. Cadernos CEDES. Campinas: v. 31, n. 84, 2011.

NOSELLA, P. A Escola de Gramsci. São Paulo: Cortez, 2010.

NOSELLA, P. Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico. In: Revista Educação & Sociedade,

Campinas, v.32, nº117, 2011.

NOSELLA, P. Ensino Médio: À luz do pensamento de Gramsci. Campinas: Alínea, 2016.

PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Cadernos

CEDES. Campinas: v.21; n.55, 2001.

SMITH, A. A Riqueza das Nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983

Downloads

Publicado

2019-08-06

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO