FUNDAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO E PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5409Palavras-chave:
fundamentos da educação, educação ambientalResumo
Este artigo tem como ponto de partida o ato educativo numa concepção abrangente, considerando-o como processo de aprofundamento teórico que se materializa em práticas até mesmo fora de um contexto institucionalizado, para a Educação e para a Educação Ambiental. A fundamentação deste texto é da Teoria Crítica, na perspectiva de Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno (1903-1969), Herbert Marcuse (1898-1979) e Jürgen Habermas (1929-)como possibilidade de uma educação geradora de reflexão a caminho da emancipação dos indivíduos e da sociedade.
Palavras chave: Fundamentos da educação. Educação ambiental. Teoria crítica
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Educação e emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. 2 ed. Rio de
Janeiro/São Paulo: Editora Paz e Terra S.A. 2003.
ARANTES, Paulo. Eduardo. Horkheimer e Adorno. Vida e Obra. 3 ed. São Paulo: Nova Cultural, 1989. (Os
Pensadores).
BARONI. Vivian. Para Além do Unidimensional: Marcuse e a educação estética. Linhas Críticas: Revista da
Faculdade de Educação – UnB, n. 46, v. 21.Set. 2015. Trimestral. ISSN 198110431.
__________. Subjetividade, Cultura e Educação em Herbert Marcuse. Revista Subjetividades: Universidade de
Fortaleza Unifor, v.16, n.4, jan.2016. Quadrimestral. INSS 23590777.
FREITAG, Bárbara. A Teoria Crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 2004.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do Agir Comunicativo 1: Racionalidade da ação e racionalização social.
Tradução: Paulo Astor Soethe. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
108
REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS
em EDUCAÇÃO
REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018
__________. Teoria do Agir Comunicativo 2: Sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução: Flávio Beno
Siebeneichler. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
HERMANN, Nadja. Validade em Educação: Intuições e problemas na recepção de Habermas. Porto Alegre:
EDIPUCRS, 1999.
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: Layrargues, P. P. (org.). Identidades da Educação
Ambiental Brasileira. Brasília: MMA/DEA, 2004.
LOUREIRO, I. Herbert Marcuse - Anticapitalismo e Emancipação. Trans/Form/Ação, São Paulo, 28(2): 7-20,
2005.
MAAR, Wolfgang Leo. A formação em questão: Lukács, Marcuse e Adorno. A gênese da indústria cultural. In:
ZUIN, Antônio Álvaro Soares; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (orgs). A Educação Danificada:
contribuições à teoria crítica da Educação. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EdUFSCAR, 1998.
p. 45-88.
MARCUSE, Herbert. A Ideologia da Sociedade Industrial: O Homem Unidimensional. 6. ed. Rio de Janeiro:
Zahar Editores S. A. 1978.
MÜHL, Eldon Henrique. Modernidade, Racionalidade e Educação: A reconstrução da teoria crítica por Habermas.
In: ZUIN, Antônio Álvaro Soares; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (orgs). A Educação Danificada:
contribuições à teoria crítica da Educação. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EdUFSCAR,
1998. p. 243-263.
NOBRE, Marcos (Org.. Curso Livre de Teoria Crítica. 3 ed. Campinas: Papirus Editora, 2008.
PAGNI, P. A. Subjetividade, corpo e educação na obra de Herbert Marcuse. Perspectiva. Florianópolis, v. 21, n. 01,
p. 79-119, jan./jun.2003
PRESTES, Nadja Hermann. O Polêmico debate da Educação na contemporaneidade: a contribuição Habermasiana.
In: ZUIN, Antônio Álvaro Soares; PUCCI, Bruno; RAMOS-DE-OLIVEIRA, Newton (orgs). A Educação Danificada:
contribuições à teoria crítica da Educação. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, SP: EdUFSCAR,
1998. p. 217-263.
PUCCI. Bruno. (org.) Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt.
Petrópolis, RJ: Vozes; São Carlos, São Paulo: EdUFSCAR, 1994.
REPA, Luiz. Jürgen Habermas e o modelo reconstrutivo de teoria crítica. In: NOBRE, Marcos (org). Curso livre de
Teoria Crítica. 3 ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 161-182.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Leda Belitardo de Oliveira Pereira, Fernanda Sueko Ogawa, Elisângela Soares Siqueira dos Santos, Raquel Gonçalves Octávio

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ , permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Atribuição-NãoComercial-SemDerivações
CC BY-NC-ND