O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5341Palavras-chave:
Aprendizagens Implicitas, curriculo ocultoResumo
Este artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos.
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