O CONCEITO DE CURRÍCULO OCULTO E A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Viviane Patricia Colloca Araujo Universidade Paulista - UNIP

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5341

Palavras-chave:

Aprendizagens Implicitas, curriculo oculto

Resumo

Este artigo, em linhas gerais, apresenta uma análise sobre o conceito de Currículo Oculto e a relevância de estudá-lo na formação de professores. O currículo é entendido aqui como um conjunto de experiências educativas vividas pelos estudantes dentro do contexto escolar, como um todo organizado em função de propósitos educativos e de saberes, atitudes, crenças e valores que expressam e concretizam formal e informalmente o ensino. O estudo sobre o conceito de Currículo Oculto foi bastante intenso nas décadas de 1960 a 1980, quando os teóricos das teorias críticas do currículo demonstraram que se ensinava na escola muito mais do que conscientemente se revelava. Com efeito, este artigo busca a partir de estudos bibliográficos destacar que o currículo oculto está vivo dentro do ambiente escolar, o que demonstra a necessária discussão sobre o tema, pois esses ensinamentos influenciam sobremaneira na formação da identidade dos alunos.

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Biografia do Autor

Viviane Patricia Colloca Araujo, Universidade Paulista - UNIP

Doutora em Educação (PPGE/UFSCar); Mestra em Educação (PPEG/UFSCar); Licenciada em Pedagogia (UFSCar). Professora Titular da Universidade Paulista - UNIP. Coordenadora local e professora do curso de Pedagogia da UNIP/Ribeirão Preto. Membro do Grupo de Pesquisa "Políticas públicas, Gestão e Formação de Professores", da UNIP. Pesquisadora financiada pela Programa Individual de Pesquisas Docentes, da Vice-reitoria  de Pós-graduação e Pesquisa da UNIP.

 

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Publicado

2019-01-15

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO