WHATSAPP: APLICATIVO FACILITADOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA.

Autores

  • José Claudio Oliveira Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.5042

Resumo

O presente artigo aborda o uso do aplicativo WhatsApp como ferramenta tecnológica para o ensino de análise combinatória no segundo ano do ensino médio. O aplicativo é muito usado na comunidade atual e de fácil acesso, possibilitando interação dos jovens na fase escolar que pode ser uma ferramenta a contribuir com o ensino-aprendizagem atual. A metodologia de análise é através de questionário inicial ponderando freqüência de uso tecnológico para comunicação, na preferência dentre outros aplicativos; por conseguinte apresentado, após as avaliações mensais dos alunos, uma análise quantitativa e conclusões do estudo.

Downloads

Biografia do Autor

José Claudio Oliveira, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Professor de Matemática e Física há 27 anos, Licenciado e Mestrando em Ciências e Matemática.

Referências

BACHIC, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (org.). Ensino Hibrido: personalização

e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

40

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 5, jan./jun. 2018

BANSAL, Tulika; JOSHI, Dhananjay. A Study of Students’ Experiences of Mobile Learning. Global Journal

of Human-Social Science. v. 14, n. 4, p. 26-33, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BENTO, M. C. M. Tecnologias Móveis em Educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, v. 4, n.

7, jan./jun. 2013.

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem.

Rio de Janeiro, LTC, 2017.

BOUHNIK, Dan; DESHEN, Mor. WhatsApp Goes to School: Mobile Instant Messaging between Teachers

and Students. Journal of Information Technology Education, v.13, p. 217-231, 2014.

CAPUCHINHO, Cristiane. O educador moderno. Neuroeducação, São Paulo, n. 3, p. 2015 ,27-24.

GOOGLE TRENDS. Consulta. Disponível em: <https://trends.google.com.br/trends/explore?cat=

299&date=today%201-m&geo=BR&q=uso%20de%20WhatsApp,jovens>. Acesso em: 29 ago. 17, 22:18.

CUNHA, L. M. A. Modelos Rasch e Escalas de Likert e Thurstone na medição de atitudes. 2007. 78

f. In: ALMEIDA, R. R. Mobile learning no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de

genética: proposta e análise com base na Teoria da Atividade. 2015. 210 f. Tese (Doutorado em Ensino

de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2016.

LIMA, Ana Lúcia D’Império; ROSENDO, Rosi. Séries finais do ensino fundamental: o papel das TIC

na etapa mais desafiadora do ensino básico. In: CETIC. BR. Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de

Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2013. São Paulo: Comitê Gestor da

Internet no Brasil, 2014.

MARÇAL, E.; ANDRADE, R.; RIOS, R. Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de

realidade virtual. Revista Novas Tecnologias na Educação, CINTED-UFRGS, v. 3, n. 1, maio, 2005. In:

ALMEIDA, R. R. Mobile learning no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de genética:

proposta e análise com base na Teoria da Atividade. 2015. 210 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e

Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2016.

MATTAR, João. Design educacional: educação a distância na prática. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional,

2014.

MORAN, José Manuel. Educação híbrida: Um conceito-chave para a educação hoje. In: BACICH, Lilian;

NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na

educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NGALEKA, Abulela; UYS, Walter. M-Learning WithWhatsApp: A Conversation Analysis. In: INTERNATIONAL

CONFERENCEON E-LEARNING, 8., 2013. Proceedings... South Africa, 2013.

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar. Convite à viagem. Porto Alegre:

Artmed, 2000.

41

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 5, jan./jun. 2018

POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a cultura da aprendizagem. São Paulo: Artmed, 2002.

RAASCH, Leida. A motivação do aluno para a aprendizagem. Faculdade Capixaba de Nova Venécia.

Credenciada pela Portaria n. 1299 de 26/08/1999, publicado no Diário Oficial da União.

RAMBE, Patient; CHIPUNZA, Crispen. Using mobile devices to leverage student access to collaboratively-

generated resources: A case of WhatsApp instant mes-saging at a South African University. In:

INTERNATIONAL CONFERENCE ON ADVANCED INFORMATION AND COMMUNICATION

TECHNOLOGY FOR EDUCATION, Proceedings… 2013.

SACCOL, A. et al. M-learning e u-learning: novas perspectivas da aprendizagem móvel e ubíqua.

São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011, 176 p.

SALDAÑA, Paulo. Uso de aplicativos para celular ganha força na escola. O Estado de S. Paulo, São

Paulo, 24 ago. 2015. Disponível em: <http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,uso-de-aplicativos-

para-celular-ganha-forca-na-escola,1749345>. Acesso em: 02 nov. 2017.

SILVA, Mozart Linhares da. A urgência do tempo: novas tecnologias e educação contemporânea. In:

____ (org.) Novas Tecnologias: educação e sociedade na era da informática. Belo Horizonte: Autêntica,

2001. Tradução de Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

TAROUCO, Liane Margarida. Um panorama da fluência digital na sociedade da informação. In: BEHAR,

Patricia Alejandra. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso Editora Ltda, 2013.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO