VOZES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE UMA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Suvania Acosta de Oliveira Pureza Universidade Federal do Rio Grande -FURG
  • Odair Nunes Soares Universidade Federal do Rio Grande
  • Elaine Corrêa Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Celiane Costa Machado Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.5013

Palavras-chave:

formação de professores, Práticas interdisciplinares

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em um espaço de formação docente, com professores da Educação Básica de uma escola pública da cidade de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, que é de cunho qualitativo, tem como objetivos ouvir o que dizem os docentes sobre suas experiências, saberes e práticas e discutir acerca de limites e possibilidades em desenvolver um trabalho conjunto e interdisciplinar na escola. Para análise dos resultados utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, elaborada por (Lefrève e Lefrève, 2005). A partir da análise do discurso, A prática interdisciplinar: limites e possibilidades, percebemos que os docentes estão em um processo de formação contínuo e promissor. Nesse sentido, há possibilidade em promover ações interdisciplinares que contribuam para a aprendizagem dos estudantes e corroborem para uma formação contínua dos professores.

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Biografia do Autor

Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Universidade Federal do Rio Grande -FURG

Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Atualmente é aluna, em nível de doutorado, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG. Também participa dos Grupos de pesquisa:, Formação de Professores e Práticas Educativas - FORPPE e Educação a distância e tecnologia - EaDTec. Também atua como professora da rede estadual de ensino e como professora substituta da FURG.

Odair Nunes Soares, Universidade Federal do Rio Grande

Graduação em ciências biológicas pela Universidade Católica de Pelotas, Brasil(2008)
Professor do I.E.E Juvenal Miller , Brasil

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da FURG.

Elaine Corrêa Pereira, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Matemática, Estatística e Física

Ensino de Ciências e Matemática

Formação de Professores

Práticas Educativas

Celiane Costa Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Instituto de Matemática, Estatística e Física

Ensino de Ciências e Matemática

Formação de Professores

Práticas Educativas

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Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO