O LORI COMO MÉTODO DE AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM: ESTUDO DE REVISÃO

Autores

  • Maicon Tavares de Souza
  • Rodrigo Marcelino
  • Ivan Fortunato

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol3n5.5002

Resumo


Este artigo tem como objetivo realizar uma pesquisa do estado da arte sobre a utilização do LORI como método de avaliação de Objetos de Aprendizagem, delimitando o período dos últimos cinco anos. Para isso foi utilizado o Google Acadêmico como local pesquisas para encontrar artigos científicos que sejam adequados à proposta de trabalho. Os dados encontrados demonstram que o uso desta ferramenta ainda é pouco expressivo, tendo em vista a pequena quantidade de trabalhos publicados, apesar da grande importância que diversos autores atribuem à qualidade dos Objetos de Aprendizagem. Ao final, espera-se que este artigo possa, de alguma maneira, auxiliar educadores, profissionais da informática e demais pessoas no estudo e reflexão sobre o tema.

Downloads

Referências

AGUIAR, E. V. B.; FLÔRES, M. L. P. Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática. In: TAROUCO, Liane

Margarida Rockenbach et al. (org.). Objetos de Aprendizagem: Conceitos Básicos. Porto Alegre: Evangraf,

2014. p. 12-28.

ALMEIDA, R. R.; CHAVES, A. C. L.; ARAUJO JR., C. F. de. Avaliação de Objetos de Aprendizagem:

Aspectos a Serem Considerados Neste Processo. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.

Ponta Grossa: Anais... 2012.

BARBOSA, Gisele. Objetos de Aprendizagem como Recurso Educacional Digital para Avaliação Financeira:

Análise e Avaliação. 2014. 127 f. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal de Juiz de

Fora, Juiz de Fora, 2014.

BRAGA, Juliana C.; DOTTA, Silvia; PIMENTEL Edson; STRANSKY, Beatriz. Desafios para o Desenvolvimento

de Objetos de Aprendizagem Reutilizáveis e de Qualidade. I WorkShop de Desafios da Computação

Aplicada à Educação. Curitiba: Anais..., 2012.

BRAGA, Juliana C.; MENEZES, Lilian. Objetos de Aprendizagem: Introdução e Fundamentos.

Santo André: UFABC, 2014.

BULEGON, A. M.; MUSSOI, E. M. Objetos de Aprendizagem: Teoria e Prática – Pressupostos

Pedagógicos de Objetos de Aprendizagem. 1ª Edição. Páginas 75-54. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

56

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 5, jan./jun. 2018

CECHINEL, Cristian.; SÁNCHEZ-ALONSO, Salvador; SICILIA, Miguel-Ángel. Avaliação Automática

da Qualidade de Objetos de Aprendizagem dentro de Repositórios. Revista Brasileira de Informática na

Educação, v. 20, n. 3, p. 44-59, 2012.

FARIA, Elaine T. O Professor e as Novas Tecnologias. In: ENRICONE, Délcia (Org.). Ser Professor.

Porto Alegre, EDIPUCRS, 2004.p. 57-72.

GAMA, Carmen L. G. da. Método de Construção de Objetos de Aprendizagem com Aplicação em

métodos numéricos. 2007. 184 f. Tese de Doutorado – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

GUILLERMO, Oscar Eduardo P.; TAROUCO, Liane Margarida R.; Endres, Luiz Augusto M. Desenvolvimento

de Objetos Educacionais: Experimentos em Hidráulica. Revista Renote Novas Tecnologias na

Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, p. 388-399, 2005.

GALAFASSI, Fabiane P.; GLUZ, João Carlos; GALAFASSI, Cristiano. Análise Crítica das Pesquisas Recentes

sobre as Tecnologias de Objetos de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Revista

Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 3, p. 43-52, 2013.

LIMA, L. A. F.; ALONSO, K. M.; MACIEL, C. Análise da qualidade em Objetos de Aprendizagem:

reflexão sobre aspectos pedagógicos. II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Campinas:

Anais..., 2013. p. 61-70.

MEDEIROS, M. de O.; SCHIMIGUEL, J. Uma Abordagem Para Avaliação de Jogos Educativos: Ênfase

no Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 23.,

2012. Rio de Janeiro: Anais... 2012.

PEREIRA, W. S.; CARDOSO FILHO, R. J.; SILVA, W. R. de A.; SILVA, R. S; T. da; DANTAS, V. F.;

AGUIAR, Y. P. C. Validação de uma abordagem combinada para avaliação de software educativo: avanços

e desafios. Revista Tecnologias na Educação (Ctrl+E), n. 8, v. 16, art. 7, p. 2016.

REATEGUI, E.; FINCO, M. D. Proposta de diretrizes para avaliação de Objetos de Aprendizagem considerando

aspectos pedagógicos e técnicos. Revista Renote Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre,

v. 8, n. 3, p. 289-298, 2010.

SANTOS, M. E. K. L. dos; AMARAL, L. H. Avaliação de Objetos Virtuais de Objetos de Aprendizagem

no Ensino da Matemática. REnCiMa, v. 3, n. 2, p. 83-93, 2012.

SANTOS, W. O.; SILVA NETO, S. R. da; SILVA JR, C. G. da; Bittencourt, I. I. Avaliação de jogos educativos:

uma abordagem no ensino de matemática. XXVI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Maceió: Anais... 2015. p. 657-666.

SILVA, R. S. T. da; SILVA, W. R. de A.; FILHO, R. J. C.; PEREIRA, W. S.; AGUIAR, Y. P. C.; DANTAS,

V. F. Aplicação comparativa de diferentes abordagens de avaliação para o software educativo Duolingo: a

complexibilidade de escolher uma abordagem adequada. Revista Tecnologias na Educação (Ctrl+E), João

Pessoa, n. 8, v. 16, art. 8, 2016.

TSUDA, M.; SANCHES, V. M.; FERREIRA, T. G.; OTSUKA, J. L.; BEDER, D. M. Análise de métodos

de avaliação de jogos educacionais. In: SBGAMES, 13. 2014. Porto Alegre: Anais..., 2014. p. 158-166.

57

REVISTA EESTUDOS AAPLICADOS

em EDUCAÇÃO

REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 5, jan./jun. 2018

TAROUCO, L. M. R.; COSTA, V. M.; AVILA, B. G. Objetos de Aprendizagem: teoria e prática – projeto

instrucional de Objetos de Aprendizagem. Porto Alegre: Evangraf, 2014.

Downloads

Publicado

2018-07-20

Edição

Seção

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO