A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.13037/rea-e.vol2n4.4995

Keywords:

Vigotsky., psicologia do desenvolvimento

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar as contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para a Educação Infantil. Por meio dos estudos de Vigotsky, König e Mukhina procurou-se analisar os principais aspectos do desenvolvimento da criança de 0 a 3 anos que contribuíssem para a sugestão de atividades significativas para esta faixa-etária. Além desses autores foi feita uma analise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde foi possível encontrar diversas atividades relacionadas as etapas do desenvolvimento da criança e que abrangiam os cinco campos de experiências propostos pela BNCC. Logo, observou-se o quanto a Psicologia do Desenvolvimento tem para contribuir com a educação. Como os três primeiros anos da criança são cruciais para o seu desenvolvimento futuro. E de que maneira o professor pode utilizar esse conhecimento na elaboração de suas aulas para que estas sejam mais ricas em vivências significativas e que o processo de ensino-aprendizagem seja realmente significativo para o aluno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Eliana Chiavone Delchiaro, Universidade Paulista
    Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Pinheirense (1978) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é diretor de escola - CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, professor assistente da Universidade Paulista e colaborador da Prefeitura Municipal de São Paulo. , atuando principalmente nos seguintes temas: projeto político pedagógico, brincar e educar, concepções de educação e gestão.
  • Jusmari Gumiero, Universidade Paulista
    Mestre em Educação, Administração e Comunicação na área de concentração: Cultura, Memória e Tempo Presente pela Universidade São Marcos (2003). Graduada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984) e pós graduada na área de Educação - concentração: Psicopedagogia pela Universidade São Judas Tadeu (1991). Coordenadora do Curso de Pedagogia e professora Adjunto na Universidade Paulista desde o ano de 2003. Supervisor Técnico Educacional no Serviço Social da Industria SESI/SP, atuando no sistema educacional do SESI/SP desde o ano de 1988. Parecerista das Avaliações de Cursos Superiores de Pedagogia do Guia do Estudante (GE) da editora Abril.
  • Jessica Monique Silva, Universidade Paulista
    Formada em Administracao de Empresas pelo Centro Universitario Adventista de Sao Paulo. Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Paulista - Campus Paraiso
  • Soon Duk Kim Park, Universidade Paulista
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista
  • Elizângela Soares, Universidade Paulista
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista
  • Maria das Gracas Martins do Nascimento Santos, Universidade Paulista
    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Paulista

Published

2018-01-23

Issue

Section

ARTIGOS FLUXO CONTÍNUO